SMS realiza ação de combate à Sífilis nesta quarta-feira

São realizadas rodas de conversa, palestras, distribuição de preservativos e brindes para as gestantes

Postado em: 26-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: SMS realiza ação de combate à Sífilis nesta quarta-feira
São realizadas rodas de conversa, palestras, distribuição de preservativos e brindes para as gestantes

O terceiro sábado do mês de outubro é dedicado ao Dia Nacional de Combate à Sífilis. Por isso, a fim de conscientizar a população sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realiza hoje (26) uma ação educativa sobre a doença. A abertura da campanha será na Capela São Judas Tadeu, no Jardim Guanabara I, das 8h às 10h. Na ocasião, serão realizadas rodas de conversa, palestras, distribuição de preservativos e brindes para as gestantes.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Juliana Brasiel, o diagnóstico e o tratamento são disponibilizados em qualquer época do ano. 'Essa ação busca incentivar a população a realizar o exame e aumentar a adesão ao tratamento', explica.

Do ponto de vista da saúde pública, o principal problema da sífilis é a transmissão vertical, da mãe para o feto durante a gestação. “O foco da campanha são as gestantes com sífilis e seus parceiros sexuais por conta da sífilis congênita, que pode provocar aborto”, acrescentou Juliana Brasiel.

Continua após a publicidade

Dados da gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS apontam que, em Goiânia, no ano de 2014, 257 gestantes tiveram a doença e nasceram 76 crianças com sífilis congênita. Em 2015, foram notificados 204 casos de sífilis em gestantes e nasceram 79 crianças com sífilis congênita. Em 2016, até o mês de agosto, 120 gestantes foram diagnosticadas e 67 crianças nasceram com a doença.
O evento conta com o apoio do Distrito Sanitário Norte e dos Centros Saúde da Família Cachoeira Dourada e Guanabara I.

Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa de manifestações clínicas temporárias, com três fases (primária, secundária e terciária). Sua manifestação congênita acarreta malformações ósseas, surdez e problemas neurológicos, entre outros, para a criança.

Em Goiânia, o exame para diagnóstico de sífilis é oferecido gratuitamente a todas as gestantes durante o pré-natal, no 1º e 2º trimestre da gestação e no momento do parto, através do teste rápido, com o objetivo de garantir o diagnóstico e o tratamento adequado.

Veja Também