Estudantes reclamam de locais das provas do Enem

Com a proximidade das provas do Enem, alunos lamentam locação longe de suas residências

Postado em: 27-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudantes reclamam de locais das provas do Enem
Com a proximidade das provas do Enem, alunos lamentam locação longe de suas residências

Karla Araujo

Um dos momentos mais esperados pelos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a divulgação dos locais de prova. A nova informação coloca mais um item na lista de coisas que precisam correr perfeitamente nos dias de aplicação das provas, que ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro. Entretanto, muitos estudantes ficaram frustrados a descobrir que vão fazer o exame em uma unidade escolar muito longe de casa e lamentam o desgaste que isso irá causar.

Camilla Dourado, 17, está cursando o 3º ano do Ensino Médio e vai fazer o Enem pela segunda vez. No ano passado ela realizou o exame para conhecer a prova e organizar-se no tempo disponível. Desta vez, o objetivo da estudante é alcançar uma nota que lhe garanta uma vaga no curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) ou na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Continua após a publicidade

Ela mora no setor Nova Suíça e vai fazer a prova em uma faculdade localizada na BR-153. Camilla conta que uma amiga que mora mesma rua de sua casa vai fazer a prova em um local bem mais próximo, no setor Bueno. “Ano passado eu morava em Brasília e meu local de prova foi do lado da minha casa. Seria melhor um lugar mais próximo também desta vez, mas como, provavelmente, vou conseguir carona com outra amiga, vai ser mais tranquilo. Ainda assim, se não der certo, meus pais vão me levar”, conta Camilla.

Moradora do Setor Bueno, a estudante Ellen Bueno Macedo de Souza, 18, vai fazer prova na mesma unidade educacional que Camilla. Ela pretende conseguir uma vaga no curso de Psicologia. “Sempre quis entender um pouco da mente humana, acho que este curso vai me ensinar a ajudar muitas pessoas”, afirma a estudante. Ellen afirma que gostou do local de prova, apesar de ser distante de sua casa. “No ano passado fiz a prova no mesmo lugar, então já estou acostumada. Se fosse mais perto, seria melhor”, conta Ellen.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, informou que para seleção do local de provas é considerado o município indicado pelo participante no ato da inscrição e dentro desse município uma escola próxima do seu CEP residencial, considerando os critérios estabelecidos pelas instituições aplicadoras em parceria com o Inep.

Estudantes devem visitar local dias antes

O professor de Matemática e diretor do Colégio Prepara Enem, Alexandre Pullig, aconselha que os estudantes que irão fazer o Enem visitem o local de prova com antecedência e conheçam o caminho que irão percorrer no dia da prova. “O trânsito de Goiânia caminha para o caos. Se, por algum motivo, o estudante se direcionar para o local errado, é muito difícil que ele consiga chegar a tempo no lugar certo”, explica Pullig. 

O diretor orienta também que o candidato calcule o tempo de deslocamento entre sua residência e o local de prova. Nos dois dias de prova os portões abem às 12h e fecham às 13h. As provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília/DF).

Pullig lembra que não existe possibilidade de conseguir bom resultado no exame se o estudante perder um dos dias de prova. “No máximo, ele pode fazer a prova para ter referência de como é a aplicação para tentar uma vaga em universidade no próximo ano”, afirma o diretor. Na reta final, Pullig afirma que os estudantes devem focar na revisão de conteúdo. Um dia antes da prova, diz o diretor, o aluno deve descansar e se preocupar com a alimentação. O local de prova do Enem pode ser consultado pelos estudantes no site enem.inep.gov.br.

Veja Também