Paulo Garcia inaugura nova Praça do Sol

A praça foi totalmente reformulada e ganhou nova arborização, iluminação, calçadas de concreto e granito, o monumento 'Eu Amo Goiânia' e o primeiro parquinho para cachorros da Capital

Postado em: 27-10-2016 às 19h05
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Paulo Garcia inaugura nova Praça do Sol
A praça foi totalmente reformulada e ganhou nova arborização, iluminação, calçadas de concreto e granito, o monumento 'Eu Amo Goiânia' e o primeiro parquinho para cachorros da Capital


A Praça do Sol foi reinaugurada nesta quinta-feira, 27, pelo prefeito Paulo Garcia. Localizada no Setor Oeste, a praça foi totalmente reformulada e ganhou nova arborização, iluminação, calçadas de concreto e granito, o monumento 'Eu Amo Goiânia' e o primeiro parquinho para cachorros da Capital. Com apresentações culturais, os shows são uma doação da Rádio Clube.

Construída pela prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), a nova Praça do Sol – em seus conceitos arquitetônico e paisagístico – prioriza a acessibilidade e reserva ambientes exclusivos para animais de estimação, crianças e público em geral, além de permitir a realização de eventos culturais.

A intervenção é um dos marcos da gestão Paulo Garcia e foi dividida em vários ambientes, caracterizados como raios de Sol, em alusão ao nome do espaço. O monumento 'Eu Amo Goiânia' foi elaborado com letras em caixa alta, chapa metálica com pintura eletrostática nas cores vermelha e branca e os raios, que foram divididos em quatro ambientes, algo inédito na cidade.

Continua após a publicidade

Também foi construído um anfiteatro com arquibancada em alvenaria revestida de granito; um parque infantil com piso em placas de borracha anti-impacto e drenante, com brinquedos adaptados para crianças com deficiência; uma academia ao ar livre, com equipamentos de ginástica adaptados aos portadores de necessidades especiais; e um espaço reservado para os animais de estimação (pet place), com equipamentos para atividade física, lazer e adestramento dos animais.

De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto Dias, a Praça do Sol – a primeira da Capital a receber este projeto –, antes mesmo de inaugurada já tornou-se um dos principais cartões postais da cidade. 'A nova praça é um marco urbanístico em Goiânia, pois une lazer, diversão, trabalho, turismo, sustentabilidade, acessibilidade e inovação. É uma obra de referência para a história de Goiânia”, ressalta.

A nova Praça do Sol possui uma composição paisagística harmônica e de comunicação entre as espécies arbóreas de grande porte e de identidade da praça, como as Barrigudas, Flamboyants e Sibipirunas, além das novas que foram introduzidas: Palmeiras Jerivá, plantas ornamentais como Trapoeraba, Alpinia, Moreia e Mini Camará. Também foram plantadas mudas de Cipó-alho, Sete-léguas, Helicônia, Moréias, Sálvia Vermelha e Hera Roxo, além de gramas Esmeralda, Pelo de Urso, Amendoin, São Carlos, Santo Agostinho, e árvores como Ipê Amarelo, Bauhinia, Jacarandá Mimoso e Cássia Chuva-de-Ouro. Já a iluminação priorizou as lâmpadas de led, por serem econômicas e menos agressivas ao ambiente e à vegetação. Cerca de 40 postes com uma e duas pétalas foram implantados no local.

A área conhecida por abrigar todos os domingos a Feira do Sol, teve as calçadas alargadas em um metro e meio e novos pontos de energia subterrânea foram adequados para receber os feirantes. O local também conta com novas vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais e pessoas idosas.

(Com informações da Prefeitura de Goiânia)

Veja Também