Quinta-feira, 28 de março de 2024

Escolas públicas reforçará no próximo ano a consciência no trânsito

Segundo os dados do Detran, mais de 1600 crianças perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil a cada ano

Postado em: 28-10-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Escolas públicas reforçará no próximo ano a consciência no trânsito
Segundo os dados do Detran, mais de 1600 crianças perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil a cada ano

Da redação

A partir de 2017, o dia 22 de setembro será dedicado à reflexão de professores e alunos das escolas públicas de Goiás sobre a importância da educação para o trânsito. Instituída neste ano, a definição da data comemorativa integra uma série de iniciativas da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano abordou o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Segundo dados do Detran, mais de 1600 crianças perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil a cada ano. Eles são a principal causa de morte de pessoas de 0 a 14 anos. Por isso, visando mudar essa realidade, o governo de Goiás, por meio da Secretaria da Estadual da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), implantou a data comemorativa.

Continua após a publicidade

Segundo balanço do Detran-GO, já neste ano, as 1132 unidades da rede pública de ensino dedicaram uma aula para discutir a temática trânsito. Mais de 25 mil professores conversaram sobre segurança viária e cidadania com 550 mil alunos. A partir do ano que vem, o Dia do Trânsito na Escola abordará extensa programação dedicada essencialmente à temático do trânsito.

 Além de garantir a segurança das crianças, a expectativa do Detran-GO com a implantação do Dia do Trânsito na Escola é preparar os estudantes para que se tornem cidadãos conscientes, seja como pedestres, ciclistas ou futuro condutores. O trabalho de educação visa ainda formar multiplicadores.

“As crianças têm o poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família. À medida que conhecem as leis de trânsito, os riscos do excesso de velocidade, do desrespeito do semáforo e da faixa de pedestre, certamente, poderão multiplicar esse conhecimento”, ressalta o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Veja Também