Dependentes químicos têm mais 700 vagas

O governador Marconi Perillo assinou nesta sexta-feira, dia 28, contrato com instituições terapêuticas para que ofereçam mais 700 vagas de tratamento a

Postado em: 31-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O governador Marconi Perillo assinou nesta sexta-feira, dia 28, contrato com instituições terapêuticas para que ofereçam mais 700 vagas de tratamento a dependentes químicos. Por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), criado em 2012, o Governo de Goiás instituiu ampla política de prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos. Uma das ações consiste na compra de vagas em comunidades terapêuticas para tratamento dos usuários de drogas. O Governo de Goiás investirá R$ 6 milhões por ano na compra dessas 700 vagas.
Durante evento no Geed, Marconi e a diretora geral do Grupo, Ivânia Fernandes, assinaram também convênio com o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG-AR), e com o Sebrae. O HGG-AR cederá profissionais para atuarem no Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (Ceat), coordenado pelo Geed. O Ceat é responsável por fazer a triagem multiprofissional (médico, psicólogo e assistente social) do dependente químico para encaminhá-lo à comunidade terapêutica. O Sebrae, por sua vez, capacitará servidores públicos para atuarem na área de prevenção e inserção social.
“Nós estamos completando todo um ciclo de apoio aos dependentes químicos e às suas famílias. Temos o Credeq em funcionamento e outros em construção. Temos em Goiás dezenas de comunidades terapêuticas que, ao longo do tempo, se especializaram em cuidar de pessoas usuárias de drogas. E não dá para ignorar instituições tão sérias e experientes em uma área tão importante para a cidadania como essa”, afirmou o governador.
O processo de compra de vagas nas instituições terapêuticas pelo governo estadual se dá por meio da abertura de edital. Neste ano, as instituições ofereceram mais de mil vagas. O governador disse que o aumento da oferta é motivo de comemoração, e que o governo deve ampliar em pelo menos 50% o número de vagas para o próximo ano. Hoje, 31 instituições terapêuticas são parceiras do governo estadual.

Veja Também