HMI zera fila de espera para cirurgia de câncer de mama da unidade

No mesmo período em que estava sendo realizada a campanha Outubro Rosa, o Hospital Materno Infantil (HMI) zerou a fila de espera

Postado em: 02-11-2016 às 06h00
Por: Redação

No mesmo período em que estava sendo realizada a campanha Outubro Rosa, o Hospital Materno Infantil (HMI) zerou a fila de espera de cirurgia de câncer de mama da unidade. O HMI, que é referência no atendimento de média e alta complexidade na área da saúde da mulher, realiza a cirurgia oncológica desde 1997 pelo serviço de Mastologia. Por mês, são feitas cerca de 12 operações em pacientes com diagnóstico positivo para o câncer de mama. “Zerar essa fila é motivo de comemoração para nós do HMI, um sinal de que estamos fazendo nosso trabalho da maneira correta”, comemora a diretora técnica do hospital, Sara Gardenia.
Acompanhada do tratamento de quimioterapia e radioterapia, a cirurgia oncológica é uma das etapas fundamentais para o tratamento do câncer de mama. No primeiro atendimento, a maioria das pacientes ainda não tem diagnóstico definitivo e, a partir daí, é realizada a biópsia e a indicação para a cirurgia. “Todas as pacientes que confirmam o diagnóstico de câncer de mama precisam ser operadas para a retirada do tumor e, dependendo de algumas características, a cirurgia pode ser feita antes ou depois da quimioterapia. Varia de acordo com cada paciente”, explica.
Dependendo do tamanho e da localização do tumor, existem dois tipos de operação que podem ser realizados na paciente: a quadrantectomia, que é a retirada apenas da região onde está localizado o câncer, geralmente feito em tumores menores; e a mastectomia, que é a retirada total da mama, feita em tumores maiores. Segundo a mastologista do HMI, Érika Pereira Souza e Silva, antes de serem operadas, todas as pacientes são acompanhadas pelo serviço ambulatorial de Mastologia da unidade. É válido lembrar que após cirurgia oncológica, é feita a reconstrução da mama, ou oncoplastia, onde o mastologista e o cirurgião plástico discutem as possibilidades de reconstrução para que a mama fique livre do tumor e com o melhor aspecto estético possível.

Veja Também