Lista de ocupações será publicada hoje

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgará hoje (4) uma lista atualizada com os nomes dos locais onde

Postado em: 04-11-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgará hoje (4) uma lista atualizada com os nomes dos locais onde seriam realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas foram adiadas devido à ocupação por mobilização estudantil. O exame está marcado para este fim de semana. Entretanto os estudantes que realizariam a prova em locais que estão ocupados tiveram a prova adiada para os dias 3 e 4 de dezembro.  
A desocupação das escolas e universidades, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para a segunda-feira passada (31), não se concretizou. De acordo com a assessoria do Inep, a nova lista atualizará os inscritos sobre os cancelamentos; eles também serão avisados via SMS sobre a situação de seus locais de prova. Até a última terça-feira (1º), 304 unidades estavam ocupadas e 190 mil candidatos precisavam ser remanejados. 
A nova lista incluirá as ocupações que ocorreram durante a semana, bem como atualizará o número de candidatos que precisarão ser remanejados. O Inep orienta que os inscritos tirem dúvidas no site oficial do exame e no aplicativo, disponível em plataformas Android, iOS e Windows Phone. Além das novas datas e locais, o candidato pode acessar por meio de uma das duas plataformas o seu cartão de confirmação, que contém o número de inscrição e as exigências de direitos necessários para que se possa fazer a prova de forma justa.
O Inep, que é o órgão responsável pelo exame, afirma que cerca de 60% dos candidatos já acessaram alguma das plataformas e estão cientes dos seus locais de prova e datas. Em números divulgados pelo instituto, 5,2 milhões do total de mais de 8,6 milhões de inscritos foram avisados. O aplicativo, que neste ano ofereceu maior facilidade e alcance, possibilitou o acesso às informações e aos simulados preparatórios, o que tornou o processo de avaliação do exame mais democrático.
A campanha de alerta por SMS e email feita pelo Instituto, que é atualizada a cada três dias, está ajudando a orientar os candidatos que ainda não acessaram o cartão de inscrição. Como regras anuais e fixas, no dia da prova são obrigatórias a apresentação de um documento original com foto e o cartão de inscrição. É necessário chegar no horário certo, e se possível com uma hora de antecedência. A reportagem do O HOJE questionou o MEC sobre como será a concorrência por uma vaga universitária sendo que os candidatos farão provas diferentes, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Veja Também