Goiás terá mais de 3 mil vagas do Pronatec

No total, serão oferecidos 54 cursos, distribuídos em 43 municípios, que atenderão os setores produtivos diversificados no Estado de Goiás e os Arranjos Produtivos Locais

Postado em: 04-11-2016 às 09h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás terá mais de 3 mil vagas do Pronatec
No total, serão oferecidos 54 cursos, distribuídos em 43 municípios, que atenderão os setores produtivos diversificados no Estado de Goiás e os Arranjos Produtivos Locais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), formaliza nesta sexta-feira (4), às 14 horas, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, acordo com o governo federal para oferta de mais 3.413 vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, serão oferecidos 54 cursos, distribuídos em 43 municípios, que atenderão os setores produtivos diversificados no Estado de Goiás e os Arranjos Produtivos Locais, como os APLs de Confecção e Apicultura. As matrículas ainda podem ser realizadas até o dia 18 deste mês. O início das atividades também está previsto para a segunda quinzena de novembro.

No evento, o governo estadual e o Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinarão acordo de cooperação técnica para formação e qualificação de mão de obra destinada ao setor produtivo em Goiás. A parceria entre a União e o Estado tem duração prevista de três anos para oferta de cursos do Pronatec Setor Produtivo. O objetivo é garantir a qualificação e a formação profissional necessárias para atender às demandas mais urgentes e estratégicas dos setores produtivos nas localidades onde os grandes investimentos estão concentrados.

Continua após a publicidade

No Brasil, apenas quatro Estados conseguiram abrir neste ano vagas do Pronatec Setor Produtivo, oferecidas pelo Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Além de Goiás, completam a lista os Estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A parceria é o reconhecimento do trabalho de mais de uma década do Governo de Goiás vem desenvolvendo ações e projetos junto ao setor produtivo organizado em Arranjos Produtivos Locais – APLs.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, o acordo beneficia diretamente o setor produtivo goiano, uma vez que os cursos oferecidos obedecem à demanda local. “Diferentemente dos outros cursos do Pronatec, nesse acordo a formação e capacitação se dará mediante a necessidade prévia das empresas por mão de obra qualificada”, afirma Aline.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, uma equipe da SED trabalhou nos últimos meses na identificação das demandas junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e também com setores econômicos organizados. “Seja nos APLs ou numa grande empresa, se há a necessidade de um curso de formação ou qualificação, a SED identifica essa necessidade e oferta o curso”, diz.

De acordo com a chefe do Gabinete de Gestão, Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos, a Rede Itego ficou responsável por 65% do total de vagas disponibilizadas pelo Pronatec para todas as instituições do Estado, sejam elas públicas ou não.

Para o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Thiago Camargo, o ensino profissional e técnico oferecido pelos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) já é sucesso há muito tempo. “Somos responsáveis para que o investimento nessa área tenha um impacto lá na ponta. A SED dará todo o apoio necessário e, juntos, vamos mostrar que conseguimos aplicar os recursos com mais eficiência e criatividade”, afirmou Thiago. (Goiás Agora)
 

Veja Também