Três mil novas vagas em cursos profissionalizantes

Acordo foi formalizado entre o Governo Federal e a Secretária do Desenvolvimento

Postado em: 05-11-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Três mil novas vagas em cursos profissionalizantes
Acordo foi formalizado entre o Governo Federal e a Secretária do Desenvolvimento

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), formalizou acordo com o governo federal para oferta de mais 3.413 vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O acordo ocorreu nesta sexta-feira (4) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Estão sendo oferecidos no total 54 cursos, distribuídos em 43 municípios que irão atender os setores produtivos diversificados no Estado de Goiás e os arranjos produtivos locais. As matrículas ainda serão realizadas até o dia 18 deste mês. As atividades estão previstas para ter início na segunda quinzena de novembro.
Foi assinado no evento o acordo de cooperação técnica para formação e qualificação de mão de obra destinada ao setor produtivo em Goiás entre o Governo Estadual e o Ministério de Indústria e Comercio Exterior. A parceria entre a União e o Estado tem duração prevista de três anos para oferta de cursos do Pronatec no setor produtivo. O objetivo é garantir a qualificação e a formação profissional necessárias para atender às demandas mais urgentes e estratégicas dos setores produtivos nas localidades onde os grandes investimentos estão concentrados.
Apenas quatro estados brasileiros conseguiram abrir neste ano vagas do Pronatec Setor Produtivo. Além de Goiás, os estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A parceria é o resultado do trabalho que o Governo de Goiás vem desenvolvendo com ações e projetos junto ao setor produtivo organizado em Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Para o secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, o acordo beneficia diretamente o setor produtivo goiano, já que os cursos oferecidos obedecem à demanda local. “Diferentemente dos outros cursos do Pronatec, nesse acordo a formação e capacitação se dará mediante a necessidade prévia das empresas por mão de obra qualificada”, afirma Luiz.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, uma equipe da SED trabalhou nos últimos meses na identificação das demandas junto aos Arranjos Produtivos Locais e também com setores econômicos organizados. “Seja nos APLs ou numa grande empresa, se há necessidade de um curso de formação ou qualificação, a SED identifica essa necessidade e oferta o curso”, ressalta Aline.
Segundo a chefe do Gabinete de Gestão, Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos, a Rede Itego ficou responsável por 65% do total de vagas disponibilizadas pelo Pronatec para todas as instituições do Estado, sejam elas públicas ou não. 
De acordo com o superintendente executivo de ciência e Tecnologia da SED, Thiago Camargo, o ensino profissional e técnico oferecido pelos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás já é sucesso há muito tempo. “Somos responsáveis para que o investimento nessa área tenha um impacto lá na ponta. A SED dará todo o apoio necessário e juntos vamos mostrar que conseguimos aplicar os recursos com mais eficiência e criatividade”, afirmou Thiago.

Veja Também