Intolerância religiosa é tema de redação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi “Caminhos Para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil”.

Postado em: 06-11-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Intolerância religiosa é tema de redação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi “Caminhos Para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil”. A informação foi divulgada ontem (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na conta oficial da autarquia no Twitter. O exame começou a ser aplicado às 13h30. Além da redação, os estudantes fizeram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, em cinco horas e 30 minutos. Aproximadamente 8 milhões de estudantes fizeram o Enem nesse fim de semana.
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não pode se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. O estudante que fez um destes procedimentos poderá perder pontos na avaliação de competências. Qualquer brincadeira ou deboche pode ter feito com que o estudante tenha zerado a prova.
As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Internet
Após o Inep anunciar o tema da redação deste ano, a prova virou o assunto mais comentado nas redes sociais. No twitter, #ComeceARedaçãoCom liderou a lista de trend toppics. O tema também apareceu entre os top 10 da rede social. 
A hashtag #ComeceARedaçãoCom explica o propósito logo abaixo: "Dicas de como NÃO começar uma redação!". Diversas hashtag entraram na brincadeira, entre eles a famosa #AprendinoEnem, que publicou: "#ComeceARedaçãoCom "essa redação pode não ser a melhor que você já leu, mas pelo menos eu não cheguei atrasado". As dicas para os candidatos vão desde tentar agradar a equipe do Enem com elogios até desabafos pessoais para tentar comover os corretores.
"Eu só queria saber quais foram as pessoas que colocaram esse tema pra eu da um abraço em cada um", sugere um usuário. Uma usuária orienta os candidatos a apelarem para empatia ou para um início de testemunho religioso: #ComeceARedaçãoCom Há mais de um século eu vivi em segredo; escondido nas sombras, sozinho no mundo. Até agora". Outra diz: "Se você acredita em Deus me dá 1000, se não acredita só olha".

Polêmicas
O tema escolhido, intolerância religiosa, também criou polêmicas. Muitos usuários citam questões políticas como a influência da bancada evangélica no Congresso Nacional e mesmo a eleição de candidatos no pleito municipal ligados às igrejas evangélicas. Usuários citam políticos como casos de intolerância. 
Outros saem em defesa: "sobre Intolerância Religiosa: sim, o Estado é (ou deveria ser) laico, mas laico não significa anti-religioso, ok? ok", diz usuário.
"Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa. Tema bom, porém polêmico", diz usuária do Twitter. "Uma dica: Intolerância Religiosa atacando Intolerância Religiosa estará errado!", aconselha outra usuária.

Veja Também