Viaduto construído há 35 anos no Jardim Goiás pode ceder

Um grupo de profissionais vai vistoriar a obra e poderá pedir a suspensão de tráfego e a demolição do equipamento

Postado em: 11-11-2016 às 08h25
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Viaduto construído há  35 anos no Jardim Goiás pode ceder
Um grupo de profissionais vai vistoriar a obra e poderá pedir a suspensão de tráfego e a demolição do equipamento

Mardem Costa Jr.

O viaduto de pequeno porte instalado na Avenida Deputado Jamel Cecílio na altura do Hotel Comfort Suites Flamboyant, no Jardim Goiás, é um retrato vivo do descaso do Poder Público. O equipamento, construído pelo Shopping Flamboyant no começo dos anos 80, está praticamente em ruínas, oferecendo riscos aos motoristas e pedestres que transitam na região. Os traços da omissão ficam evidentes com o desgaste do concreto e as vigas aparentes e há o receio que a estrutura venha a ceder, o que poderia provocar uma tragédia.

Como se não bastasse, a drenagem é deficiente, favorecendo a ocorrência de alagamentos na pista sentido Parque Flamboyant e Estádio Serra Dourada. Vários carros já ficaram praticamente submersos, e quem passa por ali na hora da chuva fica com receio de ficar ilhado e, depois, de arcar com possíveis custos advindos pelos efeitos da água nos componentes eletromecânicos. “Passo com medo, mesmo numa simples chuva. Já vi pessoas presas no temporal, sem nada poder fazer e não pretendo ser uma vítima”, diz o publicitário Lucas Freitas, 27.

Continua após a publicidade

Inconformados com o descaso, um grupo de engenheiros civis vai vistoriar a obra, com o intuito de solicitar junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) a interdição do tráfego no local e a demolição da construção. Leonardo Tonhá, um dos profissionais envolvidos na ação, conta que a preocupação com a questão é recorrente. “Esse viaduto foi construído num determinado contexto, porém o volume de tráfego que por ele passa atualmente e a falta de manutenção abreviaram a vida útil e acenderam o alerta vermelho quanto à segurança”, assevera.

Tonhá acredita que a solução mais viável é mesmo a reconstrução, apesar dos transtornos que a medida ocasionaria no fluxo tanto de quem mora nos bairros localizados após o trevo das rodovias BR-153 e GO-020 quanto daqueles que vêm de outras cidades, como Bela Vista e Senador Canedo. “Uma simples reforma paliativa não resolveria os problemas, enquanto uma obra do zero traria conforto e segurança para quem passa por ali, seja a pé, de carro, ônibus ou moto”, garante.

Aula prática

A conservação irregular do equipamento, inclusive, virou caso a ser estudado pelos estudantes de Engenharia Civil. Uma verdadeira aula prática presencial das consequências de agentes físico-químicos numa estrutura. Um deles, a urina, não preocupa apenas pelo mau cheiro. O líquido é ácido o que provoca a corrosão do concreto e das vigas. Além da urina, a umidade também provoca a despassivação do aço –  quando as vigas ficam aparentes – e a carbonatação do concreto, reduzindo a vida útil do material.

Posicionamento

O Shopping Flamboyant informa que o viaduto foi construído pelo empreendimento em 1981, juntamente com a Avenida Deputado Jamel Cecílio. Ambas foram doadas ao Município de Goiânia, a quem cabe a manutenção das vias. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), por meio de nota, afirma que mandou uma equipe ao local para averiguar o caso, mas não informou o que poderá ser feito imediatamente.

Veja Também