Em 15 dias, quatro Cmeis foram furtados

Três ocorrências foram em Goiânia e uma em Aparecida de Goiânia. Pelo menos um registro acontece por semana

Postado em: 16-11-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Em 15 dias, quatro  Cmeis foram furtados
Três ocorrências foram em Goiânia e uma em Aparecida de Goiânia. Pelo menos um registro acontece por semana

Wilton Morais

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) são alvos constates de bandidos, que aproveitam as madrugadas para realizarem furtos e roubos. Nos últimos dias, marcados por feriados e recessos, os centros de educação já registraram três ocorrências, em Goiânia e uma em Aparecida de Goiânia. Uma delas foi no sábado dia (5), o Cemei Vivendo e Aprendendo, no Setor Capuava foi invadido por, pelo menos, três vezes no mesmo dia. O registro é considerado o quinto apenas neste ano, na unidade. 

Outro caso foi na Vila Pedroso no dia (1°), véspera de feriado. Na ocasião, quatro portas foram arrombados, mantimentos e eletrodomésticos foram levados. Na segunda-feira (31), a unidade que registrou ocorrência foi a do Residencial Buena Vista I. Já são sete assaltos, apenas este ano. A suspeita é que desta vez, os assaltantes tenham pulado o muro e entrado na unidade pelo telhado de quatro cômodos. Computadores, televisão e mantimentos também foram levados nesta unidade.

Continua após a publicidade

Além da capital, a onda de crimes também acontece em Aparecida de Goiânia. No sábado passado (12), o recém inaugurado Cmei do Setor American Park foi arrombado e furtado pela terceira vez. De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), os suspeitos levaram um pouco do fruto do crime no sábado e voltaram no domingo (13), para levar o restante que havia sido escondido, em um lote ao lado da unidade. Dois adolescentes e um jovem foram capturados no momento.

Segundo o subcomandante da GCM, Valdimir Passos, os furtos acontecem predominantemente em finai de semanas e feriados. A GCM também iniciou na sexta-feira (11), a operação proclamação da república que teve como objetivo garantir a segurança dos centros educacionais e de saúde no feriado prolongado. “A operação realizada foi voltada ao patrulhamento, principalmente em horários da madrugada. Fizemos vistorias interna para evita que os espaços fossem alvos dos ataques, ou que tivesse a presença de alguém não autorizado nesses locais”, disse o subcomandante.

Suspeitos

Na maioria dos casos, o subcomandante afirmou que os suspeitos são menores de idade e usuários de drogas. “Devido ao ensino primário ser ligado à prefeitura, os suspeitos conseguem adquirir com maior facilidade a identificação dos alvos. Às vezes um irmão, ou amigo que estuda no local proporciona informações que facilitam o acesso na instituição”, contou. 

O que a guarda civil tem feito consiste no patrulhamento interno, para prevenir invasões e furtos.  “Alguns prédios não possuem sistemas de monitoramento. As saber dessa informação, o menor infrator entra e causa o prejuízo”. A orientação do representante da GCM, é que vizinhos auxiliem com denuncias pelo telefone 153. “Infelizmente a sociedade ainda é vítima desses crimes”.

Onda de crimes em Cmeis

12/11- sábado – Setor American Park – Aparecida de Goiânia
05/11 – sexta-feira – Setor Capuava  – Goiânia 
01/11 – terça-feira – Vila Pedroso – Goiânia
31/10 – segunda-feira – Residencial Buena Vista I – Goiânia

Fonte: GCM Goiânia e Aparecida de Goiânia 

Foto: reprodução 

Veja Também