Hugo promove palestras para idosos

Em 2015 a unidade de saúde atendeu mais de 12 mil idosos. Programação especial busca aprimorar o atendimento prestado aos internos maiores de 60 anos

Postado em: 18-11-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Hugo promove palestras para idosos
Em 2015 a unidade de saúde atendeu mais de 12 mil idosos. Programação especial busca aprimorar o atendimento prestado aos internos maiores de 60 anos

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) promove, nesta sexta-feira (18), duas palestras com enfoque na assistência hospitalar destinada aos pacientes geriátricos. Os encontros compõem a programação especial de palestras acerca de cuidados com idosos e têm entrada franca. A realização é da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), Comissão de Residência Médica (Coreme) e Comitê de Ética em Pequisa (CEP). A entrada é gratuita e os interessados devem se inscrever pelos telefones (62) 3201-4433 ou 3201-4436.
A primeira palestra será Assistência ao paciente idoso: desafios e perspectivas, com a médica geriatra e supervisora do Programa de Residência em geriatria do Hugo, Juliana Junqueira, às 8 horas. Ela lembra que o cuidado hospitalar com o paciente geriátrico exige uma equipe interdisciplinar treinada e atualizada sobre as necessidades especiais do idoso. Além disso, é necessário destacar que assim como ele, toda a família necessita de cuidados, orientações e apoio.
Logo em seguida, às 9 horas, a professora de geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás Elisa Franco de Assis ministrará a palestra Desospitalização: existe um caminho? Na ocasião, ela vai falar sobre as formas de tratamento paliativo e o desafio para os profissionais em saber como agir após a alta médica. O objetivo é mostrar oportunidades terapêuticas com foco na família e, acima de tudo, no conforto do paciente. Após a palestra, a docente será homenageada por ter fundado, há 10 anos, a residência médica em geriatria do Hugo.
Por esta razão e sob o alicerce da educação continuada aos profissionais do Hugo, estas atividades têm por objetivo prevenir o delirium, o declínio funcional e as quedas acidentais e, consequentemente, ofertar uma alta hospitalar com o máximo de independência possível para os pacientes geriátricos e garantir mais segurança ao período de hospitalização.

Atendimentos
Em 2015, entre primeiro atendimento e retorno ambulatorial, 12.174 idosos foram assistidos na unidade, o que corresponde a uma média de 1.015 por mês e 33 por dia. Do total de 12.691 procedimentos cirúrgicos realizados no ano passado, 1.412, ou seja, 11%, foram realizados em pacientes geriátricos. Dos casos que são admitidos no Hugo, o ferimento mais comum corresponde a fratura de fêmur.
Para 2016, a expectativa e a tendência apontam para um crescimento nos números relacionados a assistência a pacientes com mais de 60 anos de idade. Até setembro deste ano, a média diária de atendimentos subiu para 37, razão pela qual se justifica a importância das palestras.
Dados demográficos demonstram o crescimento da população idosa no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o País conta com mais de 206 milhões de habitantes, deste total, cerca de 12,5% são idosos, ou seja, indivíduos com 60 anos de idade ou mais, em países em desenvolvimento; e com 65 anos ou mais em países desenvolvidos, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entretanto, o percentual de idosos no País deverá crescer bem acima da média mundial. Até a metade deste século, este quantitativo deverá mais do que dobrar. Em 2050, serão quase 70 milhões de idosos, ou seja, 30% da população brasileira. Isso porque a expectativa de vida para quem nasce hoje é de 75 anos, 20 a mais do que para quem nasceu há 50 anos.
Desta forma, segundo a OMS, em poucos anos o Brasil terá uma população constituída por idosos e será considerado uma nação envelhecida. Ainda conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída por idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.
 

Veja Também