Viaduto no Jardim Goiás é interditado

Segundo a Seinfra, o local ficará interditado apenas durante o dia, por um período de até 10 dias para a manutenção e movimentação dos trabalhadores

Postado em: 18-11-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Viaduto no Jardim Goiás é interditado
Segundo a Seinfra, o local ficará interditado apenas durante o dia, por um período de até 10 dias para a manutenção e movimentação dos trabalhadores

Caio Marx

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Goiânia (Seinfra) iniciou ontem (17) trabalhos de manutenção do viaduto da Avenida H com a Av. Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. A polêmica sobre o viaduto com possibilidade de ceder começou após reportagem feita pelo O Hoje no dia (11) elucidando os ricos aos motoristas e pedestres que transitam na região com o viaduto praticamente em ruínas, podendo ocasionar uma tragédia.

Segundo a Seinfra, o local ficará interditado apenas durante o dia, por um período de até 10 dias para a manutenção e movimentação dos trabalhadores. Serão realizados serviços de escovação das ferragens, raspagem e aplicação de nova cobertura de concreto. Ainda de acordo com a prefeitura, o local recebe serviços rotineiros de limpeza no sistema de drenagem.

Continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) enviou duas equipes para orientar os motoristas e pedestres na região. De acordo com o órgão durante as obras, o túnel estará interditado para reparação pela Seinfra. O desvio está sendo realizado pela Rua 69 e Av. I, sentido Flamboyant – Jardim Goiás. No sentido oposto, condutores terão de usar o semáforo no cruzamento da Jamel com o Mc Donalds para acesso à Rua 12, na antiga rotatória, e também ao Parque Flamboyant para acesso à Av. I.

De acordo com vistoria realizada por um grupo de engenheiros civis inconformados com o descaso a respeito do viaduto, o ideal para o local seria a reconstrução do equipamento. Segundo Leonardo Tonhá, um dos profissionais envolvidos na ação, o viaduto foi construído quando o tráfego era imensamente menor. A falta de manutenção se torna explicita no período chuvoso quando os motoristas se sentem com receio de tentar atravessar e os veículos ficarem submersos, já que o viaduto fica totalmente alagado.

Nesta semana, foi encaminhada nota pública pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-GO) advertindo sobre o risco real de desabamento do viaduto, posteriormente, o documento foi desmentido pelo presidente da própria instituição, Lamartine Moreira, que afirmou ser impossível realizar uma constatação de risco sem estudos e levantamentos técnicos. 
O viaduto foi construído pelo empreendimento do Shopping Flamboyant em 1981, juntamente com a Avenida Jamel Cecílio. Ambas foram doadas ao Município de Goiânia, ficando por responsabilidade da Prefeitura os cuidados e a manutenção.

Veja Também