Última chance para apreciar as flores de Holambra

A exposição de flores e plantas ornamentais de Holambra encerra neste domingo (11)

Postado em: 11-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Última chance para apreciar as flores de Holambra
A exposição de flores e plantas ornamentais de Holambra encerra neste domingo (11)

Bruna Policena

A exposição de flores e plantas ornamentais de Holambra encerra neste fim de semana, no domingo (11). Com mais de 180 espécies diferentes, a terceira edição deste festival acontece pela primeira vez na Praça Universitária. Iniciada no primeiro dia do mês, o evento apresentou aos goianienses espécies nativas do Paraná e as flores cultivadas no interior de São Paulo.

Continua após a publicidade

As plantas estão à venda e por preços bem em conta. E parte da renda arrecadada será destinada ao Abrigo dos Idosos São Vicente de Paula. Segundo a auxiliar administrativa do abrigo, Kessia Macedo, de 30 anos, ela e mais sete pessoas da instituição estão trabalhando no festival como forma de apoio e contribuição ao evento.

Kessia conta que também completam três edições que o abrigo faz parcerias com o festival aqui em Goiânia. E que os seus colegas de trabalho vão fazendo um rodízio entre os oito para que todos colaborem com a participação. As edições anteriores foram realizadas na Praça Cívica, que após a reforma, não dispõe de espaços para eventos como este.

A Praça Universitária foi escolhida por oferecer um espaço tão bom quanto no Centro, e o ambiente fresco contribui para o bom estado das plantas. Kessia explica que o evento abre às 9 horas e fecha às 22. E por conta do horário de fechamento, a praça parece mais segura por conta das universidades e hospitais que rodeiam o espaço, afirma ela.

Márcio Bee, de 38 anos, é da cidade de São José do Oeste no Paraná, e trabalha no viveiro que cultiva as plantas que rodam o país com o festival. Ele explica que as plantas frutíferas e ornamentais são do viveiro do Paraná e que as flores são cultivadas em Holambra, no interior de São Paulo. 

Segundo Márcio, o festival já é bem conhecido e toda semana acontece quatro ou cinco feiras nas cidades ao redor do Brasil, e ele mesmo estava no interior do Pará na semana passada antes de iniciar o evento em Goiânia. O movimento durante a semana foi fraco, mas segundo Kessia é esperado um grande público no fim de semana por conta da disponibilidade e das possíveis promoções. 

Frutas 

Só de plantas frutíferas como uva e jabuticaba, são cerca de 30 espécies diferentes. Lá o público também encontrará flores, orquídeas das mais variadas cores, cactos, suculentas, bonsais, pinheiros e muito mais. Em todos os vasos de plantas há etiquetas com os respectivos nomes, preços e orientações de como cuidar.  

A entrada é gratuita e Kessia acrescenta que o evento está aberto também para receber doações para o abrigo, que necessita de materiais básicos como cestas básicas, caixas de leite, produtos de limpeza e fraudas tamanho grande. De acordo com a auxiliar administrativa, a porcentagem destinada à instituição servirá para pagar algumas dívidas do abrigo e os 13º salário dos funcionários. 

 Foto: divulgação

Veja Também