Especialistas alertam para cuidados nas férias

Antes de colocar o pé na estrada, é fundamental que o viajante e sua família procurem o médico para avaliar as suas condições de saúde

Postado em: 11-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialistas alertam para cuidados nas férias
Antes de colocar o pé na estrada, é fundamental que o viajante e sua família procurem o médico para avaliar as suas condições de saúde

Da redação

O período de férias está se aproximando e, consequentemente, há um aumento considerável no número de viagens para dentro e fora do país. Mas antes de colocar o pé na estrada, é fundamental que o viajante e sua família procurem o médico para avaliar as suas condições de saúde.  Medidas como realizar exames de rotina (check-up), orientação nutricional e atualização do cartão de vacinas são importantes para evitar situações desagradáveis durante a viagem. 

Continua após a publicidade

“As pessoas planejam a viagem com antecedência, pensam no roteiro, nos programas, contratam seguro, mas na maioria dos casos se esquecem do mais importante para que as férias sejam tranquilas: da saúde. É importante lembrar que quando viajamos estamos, em grande maioria, indo para destinos que fogem da nossa rotina, com cultura, alimentação e clima diferentes. E isso pode influenciar na saúde. Por isso é recomendado que a pessoa passe por uma consulta médica e realize um check-up antes de viajar”, ressalta Ariovaldo Mendonça, médico do Check-up do Laboratório Padrão, do Grupo Hermes Pardini. 

Exames

Os exames recomendados antes de viajar são procedimentos simples, de rotina, mas que podem prevenir a ocorrência de situações desagradáveis. Dr. Ariovaldo explica que esses exames são realizados num período de seis horas e que levam cerca de seis dias para ficarem prontos. O médico alerta ainda para a importância da avaliação dos pacientes crônicos. “O check-up é a garantia de que a pessoa está viajando em boas condições de saúde e com as recomendações médicas adequadas no caso da identificação de algum risco. E nos casos de pacientes crônicos como, por exemplo, diabéticos, obesos, hipertensos, cardíacos, são necessários cuidados e orientações específicas antes da viagem. As medicações já utilizadas pelos pacientes devem ser mantidas durante a estadia fora é importantíssimo que ele deve a prescrição médica. Em alguns casos (mais específicos) o médico pode até não recomendar a viagem”, alerta.

Folga

Ariovaldo chama a atenção para as férias também como um período para cuidar da saúde. “Atualmente, as pessoas dispõem de pouco tempo para ir ao médico durante o ano. Além de ser um período de descanso, as férias também representam uma boa oportunidade para colocar a saúde em dia. Atitude que pode garantir mais bem estar e mais qualidade de vida.” 

Veja Também