Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Festa de Natal no Araújo Jorge tira o foco da doença

Crianças com câncer recebem visitas e ganham presentes neste fim de ano

Postado em: 13-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Festa de Natal no Araújo Jorge tira o foco da doença
Crianças com câncer recebem visitas e ganham presentes neste fim de ano

Bruna Policena

O evento de fim de ano no Hospital do Câncer Araújo Jorge acontece pela vigésima vez em Goiânia, contando com a participação de vários grupos voluntários, artistas goianos como o cantor Pádua, e doações de brinquedos e medicamentos. A festa dá a oportunidade da família celebrar a vida com suas crianças, e esquecer um pouco a luta contra a doença, dando lugar à diversão junto com o Papai Noel e personagens favoritos da criançada. 

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), que é uma das parceiras do hospital, foi representada por Maria Amélia Amaral de Souza, membro da Diretoria da Instituição voluntária do Hospital Araújo Jorge. Uma senhora que atua como voluntária na instituição há 30 anos junto com seu marido, e participou de muitas edições desta festa de Natal. A voluntária reafirma a importância do evento para protagonizar a esperança e a diversão.

Continua após a publicidade

Maria Amélia conta que em sua experiência, as crianças ficam muito mais felizes com festa e os presentes vindos de doações. A ala da pediatria já está lotada, e a psicóloga Patrícia Marinho e a assistente social Marli de Oliveira explicam que os eventos que acontecem no Dia das Crianças e no Natal, que envolvem as crianças internadas do hospital, alcançam maior mobilização e doações de empresas e pessoas físicas.

Espírito Natalino

O espírito de Natal sensibiliza mais as pessoas e durante a festa de fim de ano, o hospital tem maior retorno das famílias das crianças, que participam bastante das atividades desenvolvidas durante todo este mês natalino. A Patrícia é responsável por montar uma agenda e organizar os eventos e doações recebidos. Ela relata que muitas instituições contribuem com doações de brinquedos, e muitos funcionários visitam a pediatria vestidos de Papai Noel.

Escolas de corais também realizam apresentações para as crianças e de acordo com as funcionárias do hospital, o trabalho dos grupos de voluntários é contínuo. Durante todo o ano realizam visitas e atividades para agitar os pequenos pacientes. No dia da ceia de Natal, os funcionários dedicam um esforço maior para que as crianças passem o dia de festa com a família, seja na sua própria casa ou em casas de apoio. A intenção é que os pacientes não passem as datas festivas no hospital.

Todas as crianças internadas receberam presentes este ano, e segundo a assistente social, a agenda deste fim de ano já está lotada. Para fazer doações é preciso ligar no número 3243-7007 para agendar a visita e entregar as doações. A psicóloga ressalta que para além dos brinquedos, a festa de Natal dá a oportunidade das crianças levarem seus irmãos e amigos na festa e poder compartilhar um pouco da sua realidade no hospital.

Glauce Fernanda, de 38 anos, mãe da Yasmim, de quatro anos, conta que este é o primeiro Natal que a filha vai passar após os cinco meses da doença. E que não tem certeza de como será a noite festiva, mas que vai se dedicar ao máximo para que ela não sinta diferença do calor do ambiente que tem em casa. Glauce conta que a festa feita pelo hospital é tão necessária pra sua filha quanto para ela, pois além dos medicamentos e brinquedos que recebem, elas conseguem esquecer um pouco do tratamento que é tão difícil, segundo a mãe.

 

Veja Também