Parque Cascavel apresenta problemas desde 2008

Recuperação do parque estava prevista para outubro deste ano. Prefeitura realiza novos trabalhos, mas não prevê entrega

Postado em: 14-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Parque Cascavel apresenta problemas desde 2008
Recuperação do parque estava prevista para outubro deste ano. Prefeitura realiza novos trabalhos, mas não prevê entrega

Wilton Morais

O Parque Cascavel, na região sudoeste de Goiânia, ainda apresenta os reflexos negativos da promessa de 2008. A reconstrução do parque, prevista para outubro deste ano, não teve êxito por parte da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Conforme moradores da região, a compensação ambiental do parque de quase 400 mil m2, seria uma parceria entre a prefeitura e imobiliárias para melhorar a área.  

Funcionários da prefeitura estiveram no parque recentemente. A reportagem do O Hoje identificou que uma contenção esta sendo construída para evitar um novo assoreamento. Apesar disso, o pintor João Carlos Soares reclama da situação do parque. “Está muito feio, fede esgoto, lama podre. É um cheiro bem forte”.  

Continua após a publicidade

O assoreamento também é um problema apontado pela vendedora Uiara de Freitas. “Precisam arrumar isso logo. Em alguns lugares não existe nada de água”. A doceira Barbara Brás diz que o córrego virou um pequeno poço. “Estou atrás de uma fonte que disseram que teria aqui até hoje”, indaga a demora.

O frentista Maurício Leite tem observado o parque há uma semana e relata abandono. “Falta grama, iluminação. O lago parece mais um brejo. No período noturno não temos segurança”. A dona de casa Fátima de Araújo conta que os dois Guardas Civis Municipais (GCM) responsáveis pelo parque cuidam “direitinho” da segurança. “Mesmo assim, ainda temos alguns assaltos”. De acordo com um dos GCM, que realizava a segurança do parque na tarde desta segunda-feira (12), os assaltos são imprevisíveis. Para casos de maiores complexidades é solicitado apoio de duas regionais de polícia. 

Recentemente, foi realizada pela prefeitura uma roçagem do parque, relata Fátima Araújo. “Estava ainda pior antes do inicio da roçagem”. Na parte superior do parque, a área destinada a prática de exercícios está coberta pelo mato. Outros moradores disseram que algumas lâmpadas foram trocadas no local.  

Contenção da areia é realizada pela Seinfra 

Por meio de nota, a Seinfra informou que está realizando obras estruturais de drenagem no Parque Cascavel. São feitos gabiões – telas de arame preenchidas com pedras. Também são executados por parte do órgão o enrocamento – revestimento das paredes do canal com pedras – este irá conter taludes e proteger a estrutura de lançamento. 

Escadarias em concreto armado são colocadas juntamente aos gabiões, a intenção é dissipar a força da água que chega aos lançamentos e evitar o processo erosivo. Sem informar uma nova data para entrega da obra, a Seinfra disse que o objetivo da obra é reduzir a velocidade com que a água da chuva chega ao lago e evitar problemas, como erosões e assoreamento. A secretaria não informou valores gastos no local.  

A reportagem do O Hoje, também entrou em contato com a Amma. A Agência, através da sua Diretoria de Áreas Verdes e Unidades de Conservação (Diravu) informa que a obra de contenção no Parque Cascavel está 90% concluída. Para que seja dado andamento na obra é preciso que o período de chuvas termine, o que impossibilita determinar quando a obra será finalizada.  

Veja Também