Kits para TV digital serão distribuídos de graça

A intenção é preparar a população para o uso exclusivo do sinal. Desligamento do analógico acontecerá no final de maio

Postado em: 16-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Kits para TV digital serão distribuídos de graça
A intenção é preparar a população para o uso exclusivo do sinal. Desligamento do analógico acontecerá no final de maio

Wilton Morais

O sinal analógico de televisão, em Goiânia e região, será desligado no dia 31 de maio de 2017. A partir dessa data, os telespectadores terão que estar atualizados com um conversor para o sinal digital ou uma televisão que já disponha da tecnologia. Nos próximos seis meses até a extinção do sinal, na capital goianiense, a Seja Digital criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai preparar a população para a adequação. Por meio da iniciativa, 260 mil kits gratuitos com conversores de imagem serão oferecidos para beneficiários de programas como o Bolsa Família e outros oferecidos pelo Governo Federal. 

Desde ontem (15), as famílias contempladas com os benefícios podem verificar se serão contempladas com uma antena UHF, conversor para TV digital e controle remoto. Para aqueles que não estiverem na lista, o diretor geral da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto, explica que a população de baixa renda deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Nesses casos, eles devem comprovar a baixa renda. Com uma documentação fornecida pelo Cras, a Seja Digital poderá fornecer o kit”, conta o diretor. 

Continua após a publicidade

Conforme dados da Seja Digital, atualmente, Goiânia possui 1,2 milhões de televisores. 40% deste número são de aparelhos de tubo e 60% de tela fina. O diretor também explicou que dos aparelhos de tela fina, 90% já são digitais e apenas 10% não possuem a nova tecnologia. A projeção é que até 2023, a TV de tela fina domine as residências. Os beneficiados pela lista do Ministério do Desenvolvimento Social serão informados do recebimento dos kits, por meio de cartas e campanhas. Após o primeiro contato, uma data será agendada para retirada dos equipamentos. 

Venda de aparelhos

É estimado até o desligamento do sinal analógico, a venda de 110 mil conversores no varejo e 100 mil conversores de tela fina. 80 mil televisores de tubo deverão ser descartados nesse período. A Seja Digital também irá promover campanhas para conscientizar a população quanto ao descarte de televisores, de forma irregular, o que pode prejudicar o meio ambiente.

Em Brasília, o sinal digital já está em 100% da Capital. Já em Rio Verde, a primeira cidade a ter o sinal desligado, a campanha da Seja Digital para capacitar a população para receber o sinal, permitiu que a população recebesse melhor qualidade de imagem e melhor sinal de internet para rede móvel. 

Sinal 4G

Além da disponibilidade de melhor imagem com o sinal digital, a frequência anteriormente utilizada para os televisores passará a possibilitar melhor qualidade do sinal para internet banda larga. Dessa maneira, a radiofrequência dos 700 MHz permitirá que as operadoras de telefonia móvel ativem a tecnologia 4G com maiores possibilidades de cobertura.  O mesmo acontece para as frequências de radio. A mudança permitirá que o sinal AM migre para a frequência FM. 

Orientação 

Os contemplados por programas sociais do Governo Federal devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar para o número 147. Ao informar o CPF ou o Número de Identificação Social (Nis), com o nome na lista, será necessário preencher o formulário com dados de contato.  Após esses passos será agendada a entrega do equipamento.

Ao todo serão 28 municípios goianos com o sinal analógico desligado no ano que vem. São estes: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

 

Veja Também