No fim do ano, caminhoneiros levam a família para viajar

As férias escolares é a oportunidade de toda a família viajar junta

Postado em: 17-12-2016 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: No fim do ano, caminhoneiros levam a família para viajar
As férias escolares é a oportunidade de toda a família viajar junta

Caio Marx

O transporte rodoviário é o mais utilizado modo de deslocamento de carga no Brasil, tornando o país um dos mais dependentes desse tipo de transporte para a carga do mundo. Nele, há mais facilidade de chegar a todas as partes do território brasileiro, contudo, a falta de conservação das estradas, falta de placas de sinalização e principalmente uma segurança totalmente precária faz com que o frete encareça e haja uma demora maior nos prazos de entrega.

Continua após a publicidade

É estimado que 65% de toda a produção do país é transportada por caminhões, fazendo com que o caminhoneiro seja uma das profissões mais importantes para o funcionamento do país. Além de suportar a saudade da família, os caminhoneiros enfrentam a ausência de uma boa cama, de um banho decente ou de uma comida caseira de qualidade feita por sua esposa ou mãe. 

Com mais de 15 anos rodando as estradas brasileiras, Vanilson Batista, de 44 anos, passa todo o ano em viagens solitárias, porém, durante os meses de dezembro e janeiro, as viagens ficam mais animadas com a companhia da família. “Estar ao lado da minha família nessa época de confraternizações é sempre especial para mim. Eu tenho três filhas e até pouco tempo todos nós viajávamos juntos, porém, as duas mais velhas já se casaram e apenas a mais nova de 12 anos passa as férias escolares nas estradas conosco”, afirma o Vanilson.

Ainda segundo o caminhoneiro, nessa época do ano, faz um esforço para conseguir frete para regiões litorâneas. “Já tem uns cinco anos seguidos que consigo frete para o nordeste, então já que estou com a família termino de chegar ás praias. Foi transportando cargas que levei minha esposa, minhas filhas e até uma sobrinha para conhecer o mar”, conclui.

Estradas brasileiras

De acordo com relatos dos caminhoneiros, uma das maiores dificuldades são as más condições das estradas. Para Jorge Costa da Silva, de 56 anos, natural do Mato Grosso do Sul, na maior parte do país as estradas são esburacadas, com pouca sinalização e curvas totalmente irregulares que atrapalham muito os grandes caminhões, além de toda insegurança que temos de enfrentar com assalto aos motoristas, muitas vezes levando o caminhão com toda a carga.

Ainda segundo Jorge, apenas nos trechos em que os pedágios estão instalados, as estradas e as sinalizações são de qualidade. “Nos trechos do país em que as estradas possuem pedágios as condições são totalmente favoráveis, porém, o valor do frete com os pedágios ficam mais alto. As empresas contratantes geralmente sugerem rotas alternativas sem pedágios, mas eu dou preferência para os pedágios, pois sei que não terei maiores gastos com pneus, freios e suspensão”, afirma Jorge.

Outra dificuldade alegada pelos caminhoneiros é a falta de postos com suporte nas estradas para que eles possam estacionar o veículo, descasar, comer e passar a noite. Porém, a maior falta sentida é a de um banho com qualidade, pois usar os chuveiros dos postos é extremamente difícil, já que quase todos só autorizam os banhos para veículos que consome combustível ou os serviços de manutenção.

Os motoristas de caminhões são considerados uma das profissões mais importantes, para que o Brasil tenha desenvolvimento econômico, pelo fato de escoares quase toda a produção nacional. Para isso, os caminhoneiros precisam superar a saudade pela família, as dificuldades das estradas, mas viajam por todo o país, sempre com inúmeras histórias para contar.

 

Veja Também