Simulador de direção será obrigatório, diz Denatran

Goiás é um dos poucos estados brasileiros que, por força de liminar, não está exigindo que os candidatos à habilitação passem pelas cinco horas/aulas no simulador de direção

Postado em: 20-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Simulador de direção será obrigatório, diz Denatran
Goiás é um dos poucos estados brasileiros que, por força de liminar, não está exigindo que os candidatos à habilitação passem pelas cinco horas/aulas no simulador de direção

Aobrigatoriedade do uso dos simuladores de direção no processo habilitação é irreversível e os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem estar preparados. A afirmação é do presidente do Denatran, Elmer Coelho Vicenzi, que visitou o Departamento de Trânsito de Goiás ontem (19), e se reuniu com a diretoria e representantes dos permissionários da autarquia goiana. 

Essa foi a primeira visita de um presidente do Denatran ao Detran-GO. Elmer Vicenzi conheceu os avanços implantados, sobretudo, no processo de formação de condutores. O titular do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, destacou a implantação de 100% da biometria no processo de habilitação, o que melhora as condições de fiscalização do cumprimento da legislação e previne fraudes; e a padronização das pistas de prova de direção, elevando a qualidade do ensino em todo o Estado.

O grupo discutiu a adesão ao Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE), a fiscalização das novas normas implantadas em novembro e a possibilidade de estender o prazo para processos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Goiás é um dos poucos estados brasileiros que, por força de liminar, não está exigindo que os candidatos à habilitação passem pelas cinco horas/aulas no simulador de direção.

Continua após a publicidade

“A partir do momento que a questão judicial for superada, no outro dia, os CFCs devem estar prontos. Não haverá mais tolerância”, alerta Elmer Vicenzi. Ao fazer um comparativo entre o uso do simulador na formação de pilotos de aviação, ele destacou a importância do equipamento para permitir que os alunos enfrentem situações atípicas como embriaguez, chuva, falta de luminosidade e outras. Propôs ainda que o equipamento seja utilizado como um serviço adicional, enquanto houver vigência da liminar.

O Detran e as entidades classistas apresentaram propostas de desburocratização dos serviços regulamentados pelo sistema nacional. Os representantes do Denatran também puderam conhecer iniciativas do Detran que podem ser levadas para outros estados como a criação de um banco de dados de comparação biométrica e o controle de todas as etapas da fabricação de placas veiculares. “Todas as sugestões que visem a desburocratização serão avaliadas”, afirma Elmer Vicenzi, que assumiu o Denatran em agosto de 2016.

A visita foi festejada pelos permissionários. “Em quase quarenta anos de atuação, nunca havíamos tido essa oportunidade de falar direto com o Denatran”, ressaltou a representantes do Sindicato das Concessionárias (Sincodive), Shirley Leal. Já um dos diretores do Sindicato dos Despachantes, Idelton Júnior, enfatizou a importância do diálogo, que vem sendo estabelecido via Detran-GO e Denatran, para a construção de alternativas que possibilitem melhorias nos serviços. 

Veja Também