Segunda-feira, 01 de julho de 2024

PC deflagra operação Illuminatis

A Polícia Civil por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos a Veículos (DERFRVA),  deflagrou, na manha de ontem

Postado em: 23-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PC deflagra operação Illuminatis

A Polícia Civil por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos a Veículos (DERFRVA),  deflagrou, na manha de ontem (22), a operação Illuminatis que investiga suspeitos com envolvimento em crimes patrimoniais violentos, como roubo de veículos na região metropolitana de Goiânia. A ação é um desdobramento da Operação Guardião, que ocorre desde o mês de outubro.

Em entrevista a reportagem do O Hoje, Davi Freire Rezende, que está sob a presidência de todos os casos da operação, afirmou que pretende identificar mais criminosos e colocá-los atrás das grades nos próximos dias. “Nós temos certeza que estes criminosos são responsáveis por vários assaltos em Goiânia e região metropolitana nos últimos meses. Os suspeitos presos não possuem ligação entre si, apenas dois que foram presos pelo mesmo crime, mas os outros casos geraram para cada inquérito policial próprio”, afirma o delegado.

As investigações da Polícia Civil iniciaram quando Igor dos Santos Lopes da Silva, de 20 anos foi flagrado por câmeras de segurança roubando um Golf no Setor Universitário. No dia 31 do mesmo mês, também foi filmado por câmeras Júlio César Santos de 19 anos, junto á Bruno Sousa Lima de 24 anos assaltando um Citroen importado no Setor Marista. 

Continua após a publicidade

No dia 17 de outubro, o roubo a uma camionete Hillux no Conjunto Riviera não foi filmado, porém, a vítima é um policial militar reformado, que não teve dúvidas ao reconhecer como autor do assalto Alef Santhyago Oliveira, de 20 anos. Os policiais destacaram a audácia de Alef, pois após roubar o veículo, o assaltante teria achado um cartão pessoal pertencente à filha do policial, e a adicionado no aplicativo Whatsapp.

Durante os três meses de investigações, a polícia identificou através de câmeras de segurança Jocksan Bruno da Silva, de 21 anos, suspeito de assaltar um Chevrolet Cruze no Jardim Atlântico. Mesmo após o suspeito ter confessado o crime, a prisão temporária foi negada pelo Poder Judiciário. 

As equipes cumpriram quatro mandados de prisão, sete mandados de busca e apreensão e uma condução coercitiva. A ação ocorreu em Goiânia e em municípios do entorno como Hidrolândia e contou com apoio do Instituto de Identificação, o Instituto de Criminalística e o Grupo Tático da Polícia Civil (G.T.3.). 

Em 2016 houve queda no número de furtos e roubos de veículos se comparado aos anos de 2015 e 2014. Caso seja verificado os índices dos meses de outubro e novembro de 2015 e outubro e novembro de 2016 demonstra a diminuição de cerca de 20% nos índices de furtos e roubos de veículos em Goiás. (Caio Marx) 

Veja Também