Marginal registra um acidente grave a cada cinco dias

Só em 2016, cerca de 70 acidentes ocorreram na Marginal Botafogo em diferentes setores da Capital

Postado em: 27-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marginal registra um acidente grave a cada cinco dias
Só em 2016, cerca de 70 acidentes ocorreram na Marginal Botafogo em diferentes setores da Capital

Renan Castro

Conhecida pelo grande número de acidentes que ocorrem por ano, a Marginal Botafogo, em Goiânia, continua a chamar a atenção por todos os tipos de infrações que são cometidas na via. E mesmo que muitos tenham conhecimento de que álcool e direção não combinam, conduzir embriagado ainda é recorrente em toda a Capital. 

Em 2016, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), 69 acidentes de trânsito foram registrados só na Marginal. Em média, um acidente ocorre a cada cinco dias. Ainda assim, houve uma redução de 60% se comparado com o mesmo período de 2015 que registrou 170 acidentes.

Continua após a publicidade

A auxiliar administrativa Rayana Eufrásia passa pelo estresse diário do trânsito de Goiânia. Ela conta que a cada dia trafegar está mais difícil, ainda mais com o desrespeito de condutores. “É preocupante por que os motoristas não sabem conduzir seus próprios veículos aqui em Goiânia isso é recorrente”, desabafa. Ela conta que todas as vezes que passa na Marginal Botafogo tem algum acidente e “basta qualquer batida para que o trânsito fique congestionado”. 

Dar a seta ainda é algo muito incomum seja para trocar de faixa ou entrar na via, segundo o jornalista Heráclito Aquino. “E quando o milagre de algum condutor dá a seta acontece, ele vira para o outro lado. Sinaliza de forma errada”, ressalta Heráclito que usa sua motocicleta todos os dias para ir ao trabalho. 

Cidade 

Segundo informações da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (DICT), ocorreram 115 acidentes com vítimas fatais na Capital. O número de mortes totalizou 247. Desse total, 74% eram motociclistas e 47% dos acidentes ocorreram no fim de semana.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), até novembro deste ano foram registradas 461 ocorrências de condutores dirigindo sob efeito de álcool. No mesmo período, os números de direção perigosa chegaram ao total de 309 ocorrências. Com relação à omissão de socorro em acidentes de trânsito, Goiânia registrou 24 ocorrências em 2015. Até novembro de 2016, esse número já dobrou e chegou a um total de 49.  O mês de janeiro também foi o que registrou o maior número de ocorrências de todos os tipos. 

Casos recentes chocam pela violência  

No último sábado (17), uma criança de 6 anos ficou ferida ao ser lançada dentro do córrego da Marginal Botafogo após uma colisão entre dois veículos na ponte da Avenida Independência, no Centro. A criança foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e teve fratura na face. Um homem que tentou socorrê-la antes da chegada do resgate também ficou ferido após a corda em que ele usava para tentar descer no córrego arrebentar.

No começo de dezembro, dois jovens de 19 anos ficaram feridos após o carro em que estavam se envolver em um acidente e cair dentro do Córrego Botafogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo caiu da via marginal depois de ser atingido por outro carro. Os dois foram socorridos e levados com ferimentos leves ao Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO). 

Veja Também