Descarte irregular de entulho prejudica circulação em ruas

Lotes baldios e ruas da cidade estão tomados de restos de obras

Postado em: 27-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Descarte irregular de entulho prejudica circulação em ruas
Lotes baldios e ruas da cidade estão tomados de restos de obras

Bruna Policena

A rua F-1, no Residencial Canadá, perto do Anel Viário, é um dos exemplos de descarte irregular de lixo e de restos de materiais de obras pequenas, feito pelos próprios moradores da redondeza, que não tem consciência das consequências do acumulo de lixo em lotes e ruas da cidade. Na rua, o lixo já tomou conta da via, que por muitas vezes impossibilita a passagem dos veículos, não tem asfalto, e a calçada para os pedestres então, não é prioridade de forma alguma.

Muitos moradores de diferentes bairros reclamam desta falta de repeito na hora de descartar os restos de materiais de obras, que para ser descartado da maneira correta, é preciso acionar o serviço da prefeitura, que vem no caminhão e recolhe os entulhos, ou se for uma quantidade maior de lixo, é preciso alugar uma caçamba de uma empresa particular, que a recolhe depois de cheia e faz o descarte correto, no devido lugar. 

Continua após a publicidade

Márcio Spirlandeli, de 46 anos, se mudou recentemente para Goiânia. É natural de São Paulo, e quando percebeu que seus próprios vizinhos descartam lixo nos lotes baldios da mesma rua em que moram, ficou decepcionado de ver a falta de consciência das pessoas, que não pensam na limpeza da cidade, não pensam na mobilidade, e muito menos em problemas de saúde como a dengue, em que os mosquitos encontram ambientes ideais para reproduzir nos restos de lixo e entulhos destes lotes baldios. 

O paulista conta que nesta semana uma visinha pediu o carrinho de mão dele emprestado para retirar entulho da troca de piso da sua casa, e que a moça descartou o lixo em um lote baldio que está sempre sendo limpo e cuidado pelo seu respectivo dono. Questionando a menina sobre o feito, disse ela que já que os outros vizinhos descartam ali, por mais que ela saiba que é errado, não via problema de também desrespeitar na norma pública e invadir o espaço privado.

Quando se contrata o serviço de um carroceiro, muitas vezes, sem saber, esse morador contribui para os entulhos nas ruas, pois esse serviço de frete é irregular, e muitos carroceiros dizem fazer o descarte de maneira correta, mas deixam o lixo nas beiradas de vias e em lotes. Para o descarte de móveis velhos e eletrodomésticos, é preciso acionar o serviço Cata Treco, que, depois de agendado, recolhe com o caminhão. É proibido abandonar materiais como estes em vias públicas, calçadas, ruas e praças.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que é responsável pelo recolhimento dos entulhos, móveis e eletrodomésticos tem um serviço destinado a isso. Segundo a Comurg, todo gerador de entulho é responsável pelo destino do mesmo, e as orientações do descarte podem ser encontradas no próprio site da companhia, em que é preciso contratar uma empresa credenciada, que despejará o lixo das caçambas no Aterro de Goiânia ou em usinas de reciclagem.

 

Veja Também