Termina hoje prazo para renovação do Fies. Acesse aqui para renovar

Neste segundo semestre de 2016, 1,5 milhão de contratos devem ser renovados

Postado em: 30-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Termina hoje prazo para renovação do Fies. Acesse aqui para renovar
Neste segundo semestre de 2016, 1,5 milhão de contratos devem ser renovados

Da redação

O prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra hoje (30) e muitos estudantes ainda não fizeram o aditamento. Até a tarde de quarta (28) 45 mil contratos ainda não haviam sido aditados. Neste segundo semestre de 2016, 1,5 milhão de contratos devem ser renovados.

Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O aditamento, que deve ser feito a cada semestre, é o processo pelo qual o aluno renova seu contrato e garante a continuidade do financiamento do curso. O FNDE prorrogou por duas vezes a data-limite para renovação e não deve estender o prazo novamente.

Continua após a publicidade

O processo de renovação dos contratos do Fies é feito pela internet, no Sisfies. O pedido é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem valiar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. Nos aditamentos simplificados, a renovação é feita a partir da validação do estudante no sistema.

No não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação, mas hoje os bancos não funcionam.

Além disso, terminou nesta quinta-feira (29) o prazo para que os estudantes que fizeram a renovação não simplificada do Fies entreguem no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal o Documento de Regularidade de Matrícula emitido a partir de 25 de novembro e que esteja com o prazo de comparecimento ao banco expirado. O FNDE prorrogou a validade dos Documentos de Regularidade de Matrícula devido a problemas ocorridos na rede bancária.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

 

Veja Também