Goiás intensifica combate ao Aedes

Ao todo foram realizadas cerca de 18 milhões de visitas domiciliares no Estado

Postado em: 06-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás intensifica combate ao Aedes
Ao todo foram realizadas cerca de 18 milhões de visitas domiciliares no Estado

Wilton Morais 

A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES) registrou redução de 24% nos casos confirmados de dengue no estado, em 2016 comparado com o ano anterior. Para os casos graves da doença a redução foi de 33%. Ao todo foram realizadas cerca de 18 milhões de visitas domiciliares no Estado. Destes 126.469 imóveis apresentaram foco do mosquito Aedes, que foram eliminados por agentes de saúde. De acordo com a SES, a prioridade para a remoção dos focos foi o uso da forma mecânica, por meio da remoção da água e lavagem de objetos responsáveis pela aglomeração de larvas. 

Continua após a publicidade

Os números também mostram que do registrado em Goiás, houve a confirmação de 24 casos de chikungunya. Já os casos de zika vírus atingiram a marca de 7.340, destes 517 são em gestantes. Conforme a SES, o índice de combate só foi atingido por conta da parceria entre o estado e os municípios em conjunto com Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o secretário de saúde Leonardo Vilela, o estado também reduziu o número de óbitos, por conta do mosquito em 70%. Estão sendo analisados outros 71 casos, que estão em processo. 

Ao lançar o Programa Goiás contra o Aedes 2017, ontem (5), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador do estado Marconi Perillo, prometeu pagamento dobrado de contra partidas aos municípios que reduzirem em zero o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. “Não é difícil, basta zerar o índice”, disse. Ao informar que mais de 6 mil voluntários auxiliaram o combate no ano passado, o governador pediu o envolvimento de todos os novos prefeitos eleitos. “É preciso envolvimento completo, de corpo e alma. Tanto dos prefeitos como dos secretários”.

Os representantes dos municípios goianos de Diorama, Guaraíta, Guarinos e São Patrício também receberão o certificado “Aedes Zero”. Nas cidades nenhum foco do mosquito foi encontrado por agente de saúde. “O povo não vive na união e nem nos estados. O povo vive nos municípios”, ressaltou Marconi Perillo, ao dizer sobre a importância da ação pratica de combate ao Aedes nas cidades. 

Conecta SUS  

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS), implantado inicialmente no pelo Governo Estadual, para facilitar o monitoramento do Aedes em Goiás deverá entrar em conexão dos municípios e do estado até o fim de janeiro. A informação foi divulgada pelo secretario de saúde. 

Referência nacional, o Conecta SUS, será implantado nacionalmente, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O centro é responsável por controlar mais de duzentos indicadores: incidência de doenças, execução orçamentária e financeira dos recursos da SES, obras, hospitais e equipamentos. “Gostaríamos que todos os municípios fossem conectados. Por meio do Conecta SUS, podemos monitorar todas as grávidas, por exemplo”, disse Perillo. 

Veja Também