CMEIS preencherão vagas em segunda etapa

O procedimento será realizado para os pais que não cadastraram seus filhos na primeira etapa

Postado em: 11-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: CMEIS preencherão  vagas em segunda etapa
O procedimento será realizado para os pais que não cadastraram seus filhos na primeira etapa

Caio Marx

Começou na última segunda-feira (9) a segunda fase de pré-matrícula para novos alunos da rede municipal infantil de Educação, incluindo crianças que ainda não realizaram cadastro nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia. O procedimento só pode ser realizado via internet, para os pais que não cadastraram seus filhos na primeira etapa. O sistema ficou aberto entre os dias 14 e 21 de dezembro, sendo oferecidas para 2017 cerca de 30 mil vagas, divididas em 20 mil para o ensino fundamental e 10 mil para educação infantil.

Continua após a publicidade

Em esclarecimentos ao O Hoje, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que esse intervalo do dia 21 de dezembro até 9 de janeiro sem cadastramentos foi utilizado para organizar e verificar a sobra de vagas nos Cmeis. Segundo a SME, vários pais não confirmaram a matrícula dos filhos e com isso houve o surgimento de novas vagas, que serão preenchidas nesta segunda etapa.

Ainda de acordo com a SME, o objetivo da segunda etapa é realizar uma lista de espera para que crianças que venham a desistir possam ceder suas vagas a outros alunos. O sistema ficará aberto durante todo o ano para cadastros. Uma recomendação da secretaria é informar os três números de telefone do responsável, por que, às vezes, a secretaria precisa entrar em contato e não consegue e o aluno acaba perdendo a vaga na instituição. 

Após não conseguir realizar o cadastro na primeira fase de pré-matrícula para um Cmei da capital, Sirlene dos Santos, de 55 anos, disse que aproveitará a abertura da segunda etapa para realizar o cadastro da neta Isabelle Bastos, de três anos. “Meu filho e minha nora trabalham o dia todo, por isso, tentaram realizar o cadastramento na primeira fase, porém, o site não reconhecia a matrícula. Com essa segunda etapa aberta, estamos confiantes que dará certo, pois tenho problemas de saúde e não posso ficar com a Isabelle todos os dias da semana”, enfatiza Sirlene.

Passo a passo

Para realizar a matrícula os responsáveis deverão acessar o site da Prefeitura de Goiânia. O cadastro para realização da matrícula acontece em quatro etapas. Na primeira é necessário que seja informado o CPF do pai, mãe ou responsável. Posteriormente, será aberta uma página para preenchimento do nome completo, endereço e três telefones para contato. Após o cadastro dos dados do responsável, abrirá uma página como os nomes das crianças vinculadas àquele responsável. Caso a criança não esteja cadastrada, basta clicar na aba “Cadastrar Aluno”.

Depois de clicar no ícone “Pré-matricula”, o site dará opção de escolha de instituição de ensino desejada. A partir do CEP do responsável, o sistema irá buscar as unidades educacionais mais próximas à residência da criança. Caso haja vaga disponível na unidade, o sistema irá gerar automaticamente um comprovante de pré-matrícula. Após a conclusão do cadastro, os responsáveis deverão imprimir o comprovante e levá-los junto à certidão de nascimento do aluno, comprovante de endereço e cartão de vacinação atualizado entre os dias 17 e 20 de janeiro ao Cmei para validação da matrícula.

 

Veja Também