Prefeitura prioriza mobilidade urbana com mudanças na T-30

A via desafogará trânsito da região, cortando as avenidas T-10 até a T-6 no sentido sul-norte

Postado em: 18-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura prioriza mobilidade urbana com mudanças na T-30
A via desafogará trânsito da região, cortando as avenidas T-10 até a T-6 no sentido sul-norte

Bruna Policena

Obras iniciadas dia 15 de dezembro estão mudando o trânsito na Rua T-30, em que foram cortados os canteiros das avenidas T-10, T-9, T-8, T-7 e T-6, entre outras ruas, criando cruzamentos, com semáforos e rotatórias, para distribuir o fluxo com a avenida T-3. A via, que já era de mão única no sentido sul-norte, é uma obra de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).

O objetivo da obra é atualizar a configuração do transito da região, que por conta dos novos comércios e inúmeras escolas, intensificam o fluxo nos horários de pico e sobrecarregam a avenida T-3, que ainda é de duplo sentido em alguns pontos e recebe toda essa demanda, causando transtornos no trânsito da região. Assim, a rua T-30, que será binária à avenida, que também terá sentido único, em que uma descerá e a outra subirá no sentido norte-sul.

Continua após a publicidade

A Engenharia de Trânsito da SMT é quem está realizando a obra, gestada pelo engenheiro Sérgio Bitencout. O assessor Horácio Ferreira, explicou que a obra será de muita funcionalidade para melhorar o escoamento do trânsito nos pontos de carregamento da T-3. E por conta das escolas e comércios, tornará as duas vias binárias e favorecerá o tráfego a fluir de forma segura e constante.

São cerca de 20 comércios com grande fluxo de pessoas e cinco escolas, um campus de faculdade e a sede do Sebrae só na avenida T-3. Na T-30 já são seis escolas, a maioria de ensino infantil que recebe um grande volume de carros nas horas de pico em que as crianças saem da escola. Também tem mais de dez comércios entre restaurantes, lojas e espaços culturais. 

Mesmo tendo sido iniciada na metade do mês passado, as obras tiveram alguns imprevistos por conta das liberações de outros órgãos, que são necessárias para iniciar as mudanças no trânsito. E com a troca de mandatos na prefeitura e espera nas nomeações de novos representantes de departamentos municipais, estas liberações demoraram um pouco mais para sair. No entanto, as obras já estão em andamento, e em algumas vias já é possível ver os semáforos instalados e canteiros cortados.

Segundo Horácio, ainda não há datas previstas para a entrega das obras e os cruzamentos ainda não estão liberados para tráfego, fechados com manilhas. Mas o trânsito na rua está normalizado, com exceção em alguns pontos em que os trabalhadores estão em ação e sinalizam com cones o fechamento temporário de parte da via. 

 

Veja Também