Chega ao fim tumulto no Aeroporto Santa Genoveva

Nesta segunda, 21 voos foram cancelados por conta de descargas elétricas que danificaram o sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem

Postado em: 18-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Chega ao fim tumulto no Aeroporto Santa Genoveva
Nesta segunda, 21 voos foram cancelados por conta de descargas elétricas que danificaram o sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem

Bruna Policena 

O Aeroporto Santa Genoveva foi palco de tumulto nesta segunda e terça-feira (16 e 17), em que 21 voos foram cancelados por conta de descargas elétricas que danificaram o sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem. No entanto, a situação já se normalizou e com a volta da energia, a pista foi liberada às 3h30 desta terça-feira. E dos 24 voos previstos para ontem, 17 já estavam dentro do horário planejado.

Uma descarga elétrica provocou um curto-circuito e danificou o cabo de energia do sistema. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o problema foi no sistema de balizamento, mais conhecido como luzes de aproximação, que orientam os pilotos na hora do pouso e decolagem. A falha aconteceu às 19h57 de segunda e voos foram cancelados sem explicações, o que deixou usuários e passageiros irritados. 

Continua após a publicidade

Passageiros

Com os cancelamentos, os passageiros recorreram às suas respectivas companhias para saber sobre reajustes e novos horários de voos, e segundo reclamações, as companhias não deram nenhuma orientação ou previsão para os passageiros. E mesmo com a correção do sistema de iluminação, os técnicos da Infraero seguem monitorando os equipamentos para assegurar o perfeito funcionamento. 

Segundo a Infraero, em função desse problema, dos 21 voos que foram cancelados, 12 foram de chegada e nove de partidas. E dos 24 previstos para ontem, somente três foram cancelados e quatro estavam em atraso de mais de 30 minutos. Em situações como estas, a empresa orienta aos passageiros que procurem suas companhias aéreas para que elas prestem assistência conforme prevê a resolução 141/2010 da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). 

Desvios

De acordo com assessoria, alguns pousos de segunda foram desviados para o aeroporto de Brasília. No entanto, até o fechamento da edição, centenas de passageiros ainda encontraram problemas para embarcar e buscavam no saguão do terminal informações com suas respectivas companhias para saber como serão ajustados os horários. 

Veja Também