Goiânia terá chuva até fim da próxima semana

Na próxima semana, os goianos já podem se preparar para chuvas mais intensas durante o dia todo

Postado em: 19-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá chuva até fim da próxima semana
Na próxima semana, os goianos já podem se preparar para chuvas mais intensas durante o dia todo

Bruna Policena 

Esta semana iniciou com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os dias chuvosos estendam-se até o fim da semana que vem. Esta semana as chuvas concentraram mais no final da tarde durante a noite, em áreas isoladas e sem muita duração. Na próxima semana, os goianos já podem se preparar para chuvas mais intensas durante o dia todo.

De acordo com a Elizabete Alves Ferreira, chefe de distrito de meteorologia do Inmet, a semana chuvosa deve-se pela associação entre a circulação de altos níveis de ventos vindos do nordeste do país com a convergência de umidade vinda do Norte do país, que acaba por criar uma linha de instabilidade nessa zona que se estende desde o norte até o oceano. Ela ressalta que a chuva aqui no estado pode ser classificada como moderada, tendo em vista a quantidade de água que já caiu em Palmas. 

Continua após a publicidade

Para hoje, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia, com temperatura máxima de 28°C e mínima de 20°C. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 60%, dependendo do horário da chuva, que será moderada, com previsão de 10 mm. Na sexta a temperatura se mantém, com muita nebulosidade e céu encoberto, e a chuva está prevista mais para a tarde e a noite. No final de semana a chuva pode ter mais volume de água, com 17 mm no sábado e 25 mm no domingo.

Elizabete alerta que as chuvas de Palmas e dos estados ao Nordeste de Goiás estão recebendo chuvas fortes com volume de água intenso, e que por mais que o volume ajude a encher os reservatórios, os estragos dessas chuvas são grandes. A meteorologista espera que esses temporais não cheguem à Goiânia, e que as chuvas mantenham-se moderadas e mais duradouras, para que os reservatórios possam voltar aos níveis com mais tranquilidade.  

Os temporais dessa semana não foram suficientes para ocasionar acidentes e de acordo com os Bombeiros e a Defesa Civil, não foi registrada nenhuma urgência de grande relevância por conta das chuvas. A Companhia elétrica Celg Distribuição também afirmou que as chuvas registradas nos últimos dias não provocaram danos significativos na rede de distribuição, portanto, o sistema elétrico está operando dentro da normalidade. 

Veja Também