Pais não conseguem vagas em Cmeis de Senador Canedo

Mutirões são destinados a preenchimento de vagas ociosas. Para quem não encontrar vaga, uma fila de espera será formada no decorrer do ano

Postado em: 20-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pais não conseguem vagas em Cmeis de Senador Canedo
Mutirões são destinados a preenchimento de vagas ociosas. Para quem não encontrar vaga, uma fila de espera será formada no decorrer do ano

Wilton Morais 

O dia de ontem (19), o município de Senador Canedo foi marcado por falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Apesar do mutirão realizado pela prefeitura, para cadastrar reservas de alunos, ontem e hoje (20) a demanda foi frustrante para alguns pais e alunos. Segundo a prefeitura, ao todo, foram oferecidas 1.370 vagas para alunos do ensino infantil e 2.939 vagas para alunos do ensino fundamental, em todo o município. Apesar disso, na Escola Municipal Luzia Maria, no centro da cidade das 146 vagas ofertadas para a educação infantil 127 foi atendidas no primeiro dia. 

Para a região central de Senador Canedo, os alunos do ensino fundamental que não conseguiram atendimento pelo telematrícula ainda podem encontrar vagas. Ainda ontem, das 933 vagas disponibilizadas na região, 664 ainda estavam disponíveis, para os alunos que conseguiram ou não atendimento no telematrículas. Já na escola Irmã Catarina, localizada próxima a Vila Galvão, a procura foi mínima. Apenas 40 pessoas durante todo o dia de ontem. Segundo a coordenação do mutirão na Escola Municipal Luzia Maria, foram distribuídas 791 senhas de atendimento, o que não representa o total de procura, já que alguns pais tem de dois a três filhos.

Continua após a publicidade

Todas as vagas do ensino fundamental I e II já foram preenchidas. Os pais que procurarem o direito a educação, como no caso da desempregada Hellen Juriana Assunção, mãe de Sofia de apenas três anos, terão que esperar por novas ofertas. “Cheguei à escola às cinco da manhã. Minha senha era a 110, quando chegou nela me mandaram procurar a secretaria de educação, que me pediram para confirmar a demanda aqui novamente”, disse Hellen que procurou a escola novamente no final da tarde. 

“Preciso de uma solução, vimos de Mato Grosso à procura de emprego. Moramos de aluguel, temos que pagar as contas de água e energia. Também não temos como deixar minha filha com outras pessoas”, conta Hellen. “Estou impossibilitada até de procurar um emprego, apenas meu marido está trabalhando em um supermercado”, complementa. Para o avô de Sofia, o motorista Pedro Filho as esperanças já se foram. “Vai ter muita gente sem vaga”, disse. 

Locais 

Em nota, a prefeitura de Senador Canedo informou que os mutirões estão sendo realizados para remanejar vagas que ficaram ociosas. “Todo atendimento realizado pelo telematrícula foi organizado pela gestão passada. A [nova] administração, por meio de vias legais, junto ao Ministério Público, buscará soluções para que novas vagas sejam criadas para atender a demanda”, disse a nota.

A prefeitura também justificou que o crescimento da cidade e a não realização de investimentos para criação de novas salas de aulas e Centros Municipais de Educação Infantil, são responsáveis pelo problema. Ainda hoje, os pais e responsáveis podem procurar alguma das escolas citadas, para procurarem vagas ociosas ou se cadastrarem para procura de possíveis novas vagas durante o ano. A procura pode ser feita nas seguintes unidades: Escola Luzia Maria (Central), Escola Irmã Catarina (Vila Galvão), Escola Vovó Dulce (Jardim das Oliveiras), Escola José Botelho (Vargem Bonita). 

Veja Também