SMT propõe mudar horário de aulas para melhorar o trânsito

Parar em fila dupla, estacionar em local proibido e não usar cinto de segurança são algumas das infrações cometidas por condutores que deixam seus filhos nas escolas

Postado em: 24-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: SMT propõe mudar horário de aulas para melhorar o trânsito
Parar em fila dupla, estacionar em local proibido e não usar cinto de segurança são algumas das infrações cometidas por condutores que deixam seus filhos nas escolas

Renan Castro

Quando voltam as aulas em Goiânia, o trânsito da capital – que já não é um bom exemplo para nenhuma cidade – piora. Tanto as condições de tráfego quanto imprudência de motoristas oferecem risco a todo o momento nas portas das escolas no horário de entrada e saída de alunos. Parar em fila dupla, estacionar em local proibido e não usar cinto de segurança são algumas das infrações cometidas por condutores. Mas o problema não se limita apenas às portas das instituições. O resto do trânsito fica também congestionado nesses horários em outros pontos por que aumenta a circulação de veículos.

Com o intuito de evitar esses tipos de problemas, Felisberto Tavares, responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), propôs mudar o horário de entrada nas escolas da capital. “Hoje (ontem) muitos pais foram flagrados fechando a via e estacionando em vagas especiais. Com a medida, as escolas mudariam o horário de entrada dos alunos de diferentes séries”, afirma Felisberto.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário, o fluxo de veículos aumenta em 30% com o início das aulas. “Daqui uns dias ficará impossível deixar alunos nas proximidades das escolas. A instituição cada vez mais querem alunos e os pais querem chegar ao mesmo tempo. A solução seria aumentar as vias, mas como isso é inviável precisamos tomar atitudes para amenizar problemas nesse período”, ressalta. 

Segundo Felisberto, o fluxo de veículos diminui após as 8h da manhã e esse é um dos motivos para que seja possível a alteração. A SMT informou que haverá um estudo para avaliar a possibilidade de a mudança ocorrer.

 Operação vai reforçar segurança nas escolas 

A Polícia Militar, por meio do Batalhão Escolar, dará início à Operação Volta às Aulas no dia 30 de janeiro. O objetivo é a intensificação das ações preventiva e ostensiva de policiamento nas proximidades das escolas, levando orientações e proporcionando mais segurança à comunidade escolar no retorno às aulas neste primeiro semestre de 2017.

Além da presença da PM com patrulhamento motorizado e a pé, haverá orientações sobre trânsito, segurança aos estudantes, aos pais e responsáveis por meio de distribuição de cartilha.

Segurança

A Operação Volta às Aulas que vai até o dia 6 de fevereiro faz parte do conjunto de metas do Comando do Batalhão para garantir cada vez mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

O Batalhão Escolar fará palestras nas escolas com o apoio dos diretores e do corpo docente, buscando uma melhor fixação das informações necessárias para a preservação da segurança no ambiente escolar, com o estreitamento das relações da comunidade com os policiais, fortalecendo as ações já em curso.

 

Veja Também