Carros velhos trafegam com situação irregular

Veículos com mais de 15 anos, faltando partes ou com condições visivelmente precárias são vistos facilmente nas ruas de Goiânia

Postado em: 25-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Carros velhos trafegam com situação irregular
Veículos com mais de 15 anos, faltando partes ou com condições visivelmente precárias são vistos facilmente nas ruas de Goiânia

Bruna Policena

É rotineiro ver nas ruas de Goiânia carros muito antigos, com condições físicas extremamente precárias, e com provável situação irregular dentro das exigências do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran). No entanto, são vistos com frequência trafegando e em algumas situações prejudicando a fluidez do trânsito pela falta de itens de segurança e sinalização como setas, faróis e luz de freio.

E para o próprio condutor e dono do veículo, a falta de acessórios como estes, além de peças externas como retrovisores, vidros, também colocam em risco a vida do condutor e de quem está no seu caminho. E se itens como estes estão visivelmente em falta, a manutenção necessária para manter um bom funcionamento interno do veículo deve estar a desejar há muito tempo. 

Continua após a publicidade

Veículos acima de 15 anos de idade são isentos de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e de acordo com o departamento são 1.167.312 veículos com mais de 15 anos no Estado. E só no ano passado 7.791 foram autuados por mau estado de conservação, falta de equipamentos de segurança ou excesso de emissão de ruídos. 

A vistoria anual realizada pelo departamento só é feita nos casos como transferências, alteração de característica, remarcação de chassi, remarcação de motor, alteração de monta. A legislação estabelece a vistoria como pré-requisito para alguns serviços como transferências, emissão de segunda via de CRV. Então, sempre que o proprietário for realizar esses serviços, ele terá que fazer a vistoria.

O Detran explica que apesar de não haver vistoria anual de veículos em Goiás, o que implicaria na imposição de uma nova taxa para os proprietários, o órgão, por meio da Balada Responsável e dos parceiros como Batalhão de Trânsito, tem um posicionamento firme quanto à conservação da frota. Afirmam que em todas as blitzen são observados itens de segurança como estado dos pneus, lanternas, luz de freio e outros.

Veículos em mau estado de conservação que são flagrados pelos agentes dos órgãos autuadores, (que não é composto apenas pelo Detran, mas também pelo Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Militar, Agência Goiana de Transporte e Obras e a Secretaria Municipal de Trânsito) são recolhidos ao pátio caso o proprietário não consiga sanar o problema no momento da abordagem. De acordo com o Detran a multa varia conforme o tipo de falha encontrado.

Veja Também