Maternidade Dona Iris está com 24 leitos fechados

Desde dezembro o atendimento reduzido vem tumultuando outras unidades públicas

Postado em: 26-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Maternidade Dona Iris está com 24 leitos fechados
Desde dezembro o atendimento reduzido vem tumultuando outras unidades públicas

Bruna Policena

Por falta de repasse de verba da prefeitura, já são quase dois meses que a Maternidade Dona Iris está com 24 leitos obstétricos (espaço Jasmim) fechados, o que sobrecarregou outras unidades públicas municipais, como a Maternidade Nascer Cidadão, e funcionários desta ala foram remanejados para outras dependências. Com esta ala fechada, estão em funcionamento 37 leitos.

Em visita ao local, nesta quarta-feira (25), O Hoje constatou que a recepção da maternidade estava muito congestionada e grávidas aguardavam consulta e exames com mais de duas horas de atraso. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que os serviços essenciais estão mantidos e que houve redução no número de partos devido principalmente, a inauguração da Maternidade Marlene Teixeira.

Continua após a publicidade

As duas maternidades, Dona Iris e Nascer Cidadão são administradas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FundaHC). E ambas têm pagamentos atrasados para receber da prefeitura. Conforme negociação com a FundaHC, A SMS repassou uma parte do valor em 19 de janeiro para a Fundação e acordou a regularização dos débitos atrasados. Com a realização do próximo repasse, a fundação se comprometeu a retomar todos os serviços. 

Luzia Carneiro dos Santos, de 53 anos, e sua filha Rayane, de 15, estão grávidas, e aguardavam ontem por atendimento na recepção, para que fossem encaminhadas para o exame de ultrassom. Luzia conta que saiu mais cedo para chegar com antecedência no horário já marcado para fazer o exame, mas foi em vão. 

O diretor geral da Maternidade Nascer Cidadão, Sebastião Moreira, explicou que por conta do fechamento dos leitos na Dona Iris, a Nascer Cidadão ficou muito sobrecarregada, pois tem o total de 28 leitos, e se antes realizava 170 partos, agora atendem 250 por mês. E de acordo com o médico, por ser uma maternidade “portas abertas”, não pode recusar a vinda de pacientes além da capacidade de atendimento.

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que é mantida pelo estado, o aumento dos casos após o mês de dezembro foram razoáveis, e de acordo com a assessoria, não pode ser justificado diretamente por conta do fechamento dos leitos da Maternidade Dona Iris. Mas de toda forma, alguns profissionais desta maternidade lamentam o fechamento, tendo em vista que a ala fechada equivale a uma maternidade do tamanho da Nossa Senhora de Lourdes e Nascer Cidadão.

 

Veja Também