Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Após resultado do Enem, faculdades ‘brigam’ por alunos

Redes sociais são as mais utilizadas para alcançar estudantes que pretendem começar graduação

Postado em: 31-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Após resultado do Enem, faculdades ‘brigam’ por alunos
Redes sociais são as mais utilizadas para alcançar estudantes que pretendem começar graduação

Renan Castro

O mês de janeiro é um dos períodos em que as Instituições de Ensino Superior (IES) mais disputam alunos para realizarem matrículas. Após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes correm para tentar conseguir vaga no curso que desejam. Nesse ínterim, as IES aplicam diferentes estratégias com intuito de garantir maior número de matrículas.

Continua após a publicidade

De acordo com a diretora comercial e de marketing do Instituto de Pós-Graduação (Ipog), em Goiânia, Lorranny Sousa, as melhores estratégias são aquelas voltadas para o ambiente digital. “Nós preparamos esse ambiente e fazemos publicidade dos cursos. O foco também é nas pessoas que buscam algo sobre matrícula em IES no Google e mostramos o trabalho da instituição”, explica.  

Lorranny explica que nem sempre as instituições precisam fazer algo voltado apenas para conseguir que matrículas sejam realizadas. É necessário, antes de tudo, mostrar ao estudante, principalmente aquele que acabou de sair do ensino médio, as oportunidades que o curso superior proporciona no mercado de trabalho. “Para isso, eventos são criados para dar suporte a quem pretende entrar na graduação, mas está em dúvida. Depois de uma conversa esclarecedora é que apresentamos ao estudante os conteúdos da instituição”, revela.

As redes sociais são bastante utilizadas para relacionamento com os estudantes e Lorranny garante que o primeiro semestre do ano é sempre o melhor período para atrair novos alunos. “Muitas pessoas estão empolgadas com a virada do ano e as promessas que fizeram e já querem começar colocá-las em prática logo no início”, ressalta. Ela conta que a instituição está otimista para 2017 e afirma que o setor de ensino privado não é muito afetado pela crise econômica. “Quanto mais há dificuldade no mercado de trabalho para quem não tem um curso, mais a pessoa percebe que precisa se qualificar”, conclui. 

Descontos

O gerente comercial e de marketing da Faculdade Araguaia, Kaio Lemes, afirma que a instituição prevê um 2017 com maior número de matrículas. “Estamos com uma expectativa bem otimista. Com o grande número de alunos no Enem 2016, entendemos que nosso público alvo está correlacionado a exame nacional do ensino médio”. 

Kaio ressalta que, atualmente, o Governo Federal não consegue atender todos os estudantes do Brasil, logo “o apoio da educação privada é fundamental para a evolução educacional do país”. O gerente pondera que uma das principais estratégias para atrair alunos está em oferecer descontos para os estudantes que fizeram o Enem ano passado. Segundo ele, mais de 25% dos calouros que entram na Faculdade Araguaia são por meio do Enem. Kaio afirma que o início do ano é o melhor momento para firmar contrato com estudantes, mas que o segundo semestre tem registrado alto índice de matrículas. 

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Os estudantes poderão se inscrever também para o ProUni até dia 2 de fevereiro. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estará com inscrições abertas de 6 a 9 de fevereiro. 

 (Foto: Pragmatismo Político)

Veja Também