Novo presidente assume TRT-GO e promete celeridade

Estimular a conciliação, aprimorar e agilizar os trâmites administrativos estão entre os objetivos da nova gestão

Postado em: 04-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo presidente assume TRT-GO e promete celeridade
Estimular a conciliação, aprimorar e agilizar os trâmites administrativos estão entre os objetivos da nova gestão

Renan Castro

O desembargador Breno Medeiros assumiu, sexta-feira (03), a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO). Ele atua como magistrado há mais de 25 anos e ficará no cargo para o biênio 2017-2108. Juntamente com Breno, o desembargador Paulo Pimenta tomou posse como vice-presidente e corregedor do TRT, em solenidade no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia, no Setor Bueno, às 17h30. 

“Conseguimos cumprir a meta número um do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que é julgar mais processos do que o total que entra no Tribunal, algo que não era cumprido desde 2011.”, afirma o presidente. Para os próximos dois anos, conforme Breno, o objetivo é melhorar os procedimentos e dar celeridade da forma mais simples.

Continua após a publicidade

Durante um ano, Breno visitou todas as unidades do TRT e ouviu sugestões de servidores e magistrados no projeto Reconhecendo o TRT18. “Recebemos, em 2016, um total de 471 ideias de como melhorar o Tribunal. Dentre estas, 181 se referem a melhorias no procedimento, de como diminuir e não termos um retrabalho”, explica. O presidente destaca que no final do ano passado também foi possível conseguir, junto ao Governo Federal, recompor parte da verba do TRT. 

“Uma das mediadas que foram tomadas foi diminuir em uma hora o horário de atendimento. Com isso, conseguimos aumentar a produtividade. Com o processo judicial eletrônico, o advogado só precisa vir ao Tribunal no dia da audiência. E nós estamos colocando duas salas de audiência e aumentando o centro de conciliação e atividades para economizar”, ressalta. Com a diminuição de uma hora no atendimento, de acordo com Breno, foi possível economizar R$ 100 mil por mês no ano passado. 

O desembargador Breno Medeiros explicou que dentro do planejamento estratégico que terá de ser cumprido até 2020, foi definido que sua administração priorizará cinco objetivos estratégicos: assegurar a celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; estimular a conciliação; aprimorar e agilizar os trâmites administrativos; promover a melhoria da gestão de pessoas e da qualidade de vida e garantir infraestrutura física moderna e adequada. 

Currículo

Breno Medeiros, natural de Curitiba (PR), foi promotor de Justiça em sua cidade natal e atuou como juiz em Goiânia (9ª VT da capital) antes de assumir o cargo de desembargador do TRT18, em outubro de 2009. Já foi convocado para atuar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre os anos de 2014 e 2015. Breno Medeiros foi vice-presidente e corregedor do TRT18 (biênio 2015-2017). O magistrado possui especialização em Engenharia da Qualidade – MBA – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/USP.

Paulo Pimenta é desembargador do Trabalho no TRT18 (Goiás) desde outubro de 2009. Natural de São Paulo (SP), ele exerceu a advocacia em Brasília-DF entre os anos de 1988 e 1991. Como juiz do Trabalho, ele atuou no TRT10 (DF) e nas cidades goianas de Goiânia, Catalão, Caldas Novas, Luziânia, Ceres e Formosa. Também foi professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Catalão de 1998 a 2001.

 

Veja Também