Indicadores de criminalidade apontam redução em janeiro

A Gerência de Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) divulgou, na última sexta-feira (3), um relatório que aponta

Postado em: 04-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Indicadores de criminalidade apontam redução em janeiro

A Gerência de Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) divulgou, na última sexta-feira (3), um relatório que aponta redução na criminalidade em Goiás. De acordo com os dados, referente a janeiro, os homicídios tiveram queda de 21,2% e os estupros caíram 29,6%, se comparados ao mesmo período do ano passado. Para a secretaria, os números apresentam uma evolução dos trabalhos realizados. 

Conforme o relatório, no mesmo período, os números de homicídios tiveram redução de 50%. Já as tentativas de homicídio apresentaram baixa de 53,9%. A justificativa para o número, segundo a SSPAP, são as ações ostensivas realizadas de forma permanente na capital. Seguindo a redução de criminalidade, os furtos a veículos declinaram 46,7%, em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2016.

As principais cidades que lideraram as quedas nos índices de criminalidade foram Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Em aparecida de Goiânia, por exemplo, os estupros tiveram redução de oito para dois casos, mensais no mês passado. O número equivale à queda de 75%. 

Continua após a publicidade

Na cidade de Anápolis, o principal índice que apresentou redução foi os de latrocínio, que não apresentaram registro, tendo redução de 100%. Já os crimes a comércio e a residência somaram queda de 70%. No entorno da Capital Federal, os homicídios recuaram 38,6% seguido dos casos de estupros que caíram 33,3%. De acordo com a gerencia do observatório de Segurança, durante esse ano, haverá ações específicas para 20 municípios que concentram 89,75% de toda incidência de homicídios, tentativas de homicídios, latrocínio, roubos e estupro no estado. A intenção é agir com foco nessas áreas, para reduzir ainda mais os índices de criminalidade. (Wilton Morais) 

Veja Também