Bocas de lobo se tornam armadilhas na região noroeste

Foram contadas seis bocas de lobo danificadas, em apenas três quadras. Segundo moradores, algumas estão na situação há mais de quatro anos. Seinfra se comprometeu a realizar a manutenção

Postado em: 08-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bocas de lobo se tornam armadilhas na região noroeste
Foram contadas seis bocas de lobo danificadas, em apenas três quadras. Segundo moradores, algumas estão na situação há mais de quatro anos. Seinfra se comprometeu a realizar a manutenção

Wilton Morais

Segundo relato de moradores dos setores Maria Dilce e Vila Cristina, na região noroeste de Goiânia, algumas bocas de lobo do setor já estão danificadas há mais de quatro anos. Em algumas, o mato e o lixo dominam o espaço que deveria suportar a água da chuva. O representante comercial Eliezer Rosa, contou a equipe do Hoje, que na boca de lobo em frente a sua casa, ele mesmo fez a manutenção, por vários momentos, durante os últimos quatro anos. “A própria empresa que fez a instalação da rede de esgoto estragou as tampas e não arrumaram. Já arrumei essa da porta dá minha casa no mínimo umas 10 vezes entre colocar uma tampa improvisada e limpar”, relatou o representante.

De acordo com Eliezer, apenas na parte de cima do bairro, são ao menos seis bocas de lobo quebradas ou danificadas. Algumas nem a tampa possuem. Para a funcionária pública Erika Vieira, a situação é um descaso. “Nessa situação, as crianças e os idosos, passam por dificuldades e insegurança ao transitarem nas calçadas”, conta. 

Continua após a publicidade

Perigo

Umas das bocas de lobo chamam mais a atenção. Na quadra da Escola Municipal Regina Helou, o bueiro está praticamente tampado pelo mato, que camufla a existência do buraco.  Segundo funcionários da escola, a mesma oferece risco aos alunos que saem da escola para retornarem para casa, após as aulas. “Os alunos nem olham direito”, contou uma servidora. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) informou que o bairro Vila Cristina e Setor Maria Dilce serão incluídos nos cronogramas dos serviços de limpeza e de recuperação de bocas de lobos. Sobre o prazo para a manutenção das bocas de loba, a Seinfra ressaltou que os bairros serão atendidos em breve e conforme a disponibilidade de material para a execução do serviço. Em relação a poda de árvores e ao mato elevado no canteiro central das avenidas do bairro, também questionado pelos moradores, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), disse que enviará uma equipe ao bairro para realizar a poda nos setores. 

Quase três mil bocas de lobo foram limpas em janeiro 

Segundo a Seinfra, mais de trinta bairros receberam os serviços de limpeza de bocas de lobo e de ramais de galerias pluviais em janeiro. A pasta garante que registrou a limpeza de quase três mil bocas de lobo e dois quilômetros de ramais. Os serviços integram as diversas ações de manutenção e limpeza realizadas pela Prefeitura de Goiânia.

O acúmulo de entulho nas bocas de lobo impede a captação da água da chuva, ocasionando alagamentos, e o entupimento das bocas de captação pluvial está diretamente ligado ao descarte irregular de resíduos em ruas e calçadas. O impacto dessa sujeira mostra seus efeitos no período chuvoso. O lixo vai parar nas bocas de lobo, impedindo o escoamento da chuva e a água acumulada invade ruas, calçadas e muitas vezes residências.

Para evitar os alamentos, os serviços de limpeza são realizados diariamente, durante o ano inteiro, como prevenção para o período chuvoso. No entanto, a Seinfra ressalta que a população também deve fazer a sua parte. A primeira atitude é não jogar lixo nas ruas e calçadas, pois mesmo os pequenos resíduos, quando acumulados, entopem as bocas de lobo. Entre os detritos mais encontrados nas bocas de lobo, estão: garrafas pet, embalagens plásticas, pneus velhos, latinhas e sacolas de lixo.

Da mesma forma, móveis, pneus velhos, galhos de árvores e entulhos devem ser descartados da maneira correta. As sacolinhas plásticas, usadas para colocar o lixo, devem ser mantidas em lugares altos e apropriados como lixeiras. Nesta terça-feira, 07, os serviços de limpeza de bocas de lobo, com retirada de entulhos, se concentraram no Setor Grande Retiro, Parque Oeste Industrial, Setor Leste Universitário, Jardim Califórnia e Setor Central.

 

Veja Também