Restaurante Cidadão amplia foco em atendimento social

Projeto de estruturação vai ampliar alcance dos atendimentos sociais prestados pela Organização das Voluntárias de Goiás

Postado em: 15-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Restaurante Cidadão amplia foco em atendimento social
Projeto de estruturação vai ampliar alcance dos atendimentos sociais prestados pela Organização das Voluntárias de Goiás

Caio Marx

Em 2017, quando o Restaurante Cidadão completa 14 anos, a OVG está estruturando um projeto para ampliar o alcance dos atendimentos sociais prestados pela Organização. A ideia é utilizar o espaço do Restaurante fora do horário de almoço para buscar o fortalecimento e apoio às famílias e potencializar ainda mais o atendimento da OVG, divulgando e facilitando o acesso das pessoas a outras atividades da instituição.

A diretora de Ações Sociais da Organização das Voluntárias, Helca de Sousa Nascimento, explica como vai funcionar o projeto. Se um idoso frequenta o restaurante, ele poderá ser atendido nesse espaço, e então encaminhado para uma das unidades da OVG que cuidam de idosos, de acordo com a sua necessidade. A mesma idéia serve no caso de haver uma frequentadora do restaurante que se enquadre no perfil de atendimento do programa Meninas de Luz, que atende adolescentes grávidas.

Continua após a publicidade

Helca revela que neste primeiro semestre será aplicado um questionário social que foi elaborado com o apoio do Instituto Mauro Borges. O questionário será aplicado nas 11 unidades do restaurante existentes no Estado para saber o perfil de quem frequenta, e no segundo semestre será iniciado o atendimento social, no período vespertino, após as duas higienizações que são feitas nos locais, antes e após as refeições.

O cheirinho da comida começa a chegar do lado de fora as portas do Restaurante Cidadão de Campinas às 10h30, quando as portas se abrem. Lá fora, no primeiro lugar da fila organizada para frequentador preferencia,l está o senhor José Lourenço Ferreira, 80 anos, aposentado, morador do Jardim Curitiba 4, na saída para Inhumas. Foi o primeiro a fazer o prato. “Saindo fumaça ainda!”, mostra ele, satisfeito. “Olha aí, arroz, feijão preto, frango ao molho, purê de batata e salada de verduras. Tudo é muito gostoso!” Há cinco anos, ele frequenta o restaurante todos os dias e completa: “Podia ter também aos sábados, domingos e feriados!”.

Neste ano, um projeto em estruturação vai ampliar o alcance dos atendimentos sociais prestados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) por meio do Restaurante Cidadão. A idéia é utilizar o espaço fora do horário de almoço para buscar o fortalecimento e apoio às famílias e potencializar ainda mais o atendimento do governo, divulgando e facilitando o acesso das pessoas a outras atividades da instituição. Os frequentadores, como o sr. Lourenço, por exemplo, poderão ser encaminhados para outros trabalhos realizados pela entidade.

Desde que inaugurou o restaurante de Campinas, em 2005, Washington Luiz Viana dos Santos, 60 anos, frequenta o restaurante. Muito expansivo, quando a reportagem chegou ao local, antes mesmo de abrirem as portas, ele demonstrou vontade de falar. ”Isso aqui é só ouro! Deus abençoou esse lugar, abençoou a comida e as pessoas trabalham aqui! É tudo Nota 10, a comida é saudável, o atendimento, a educação do pessoal que atende, a higiene. Aqui eu como muito bem, e até a minha saúde melhorou. Eu não adoeço mais, fala ele emocionado. Não tenho vergonha não, eu troquei o meu almoço que era um salgado e um refrigerante por um prato de comida na hora certa”.

Veja Também