Entulho e mato alto dominam bairros do leste de Goiânia

Setores da região padecem com problemas de coleta de lixo e mato alto

Postado em: 16-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Entulho e mato alto dominam bairros do leste de Goiânia
Setores da região padecem com problemas de coleta de lixo e mato alto

Bruna Policena

Moradores de bairros do leste da cidade estão sofrendo com o mato alto em propriedades privadas e com o lixo e entulho descartado de forma irregular nestas áreas. Em visita ao local, O Hoje constatou que no Residencial Sonho Verde, no bairro Água Branca e no Conjunto Riviera, que permeiam o condomínio fechado Alpha Ville, estão com muito lixo acumulado, gerando insegurança e mal estar para os moradores.

Entretanto, a auxiliar de enfermagem, Vera Lúcia Nishimura, de 54 anos, mora há 35 no bairro Água Branca, e relata que os lotes baldios sempre existiram na região, e que ultimamente os moradores perderam o respeito e a situação tem piorado. Ela conta que quem suja as ruas e praças são os próprios moradores, de bairros vizinhos, que vêm e descarta lixo, entulho e até animais mortos na região. De acordo com Vera, a prefeitura fez uma limpeza há um pouco mais de um mês, mas o lixo já está no mesmo lugar novamente.

Continua após a publicidade

Há uma grande área de lote baldio em frente a sua casa, que segundo ela, é de posse de um chacareiro que não faz a limpeza do mato alto, e como a área é aberta, muitos usuários de drogas e assaltantes usam o espaço para se esconder. O terreno localizado na Rua Perimetral II tem grande extensão e precisa com certa urgência de manutenção. A auxiliar propõe que no mínimo seja feita a roçagem e que o proprietário cerque o local.

A limpeza de áreas privadas é de responsabilidade dos próprios donos, mas nestes bairros também há a necessidade de manutenção por parte da prefeitura, já que algumas praças públicas estão com mato alto e precisam de fiscalização quanto ao lixo. Em resposta, a assessoria de Comunicação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informa que enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação e providenciar a limpeza o mais rápido possível. 

O entulho nas ruas e a grande quantidade de lixo orgânico a espera de recolha já é uma situação notável em várias partes da cidade, não restringindo a apenas estes bairros. O volume de lixo é muito maior do que o número de servidores que trabalham nesta recolha. As sacolas de supermercado com lixo de casa devem ser colocadas na rua nos dias em que os caminhões de lixo passam, e se faltarem com a função, é preciso coloca-las no alto, para evitar que sejam arrastadas para as bocas de lobo.

Quando um morador quer se desfazer de algum móvel ou aparelho doméstico velho, é necessário chamar a equipe do Cata-treco, assim como para descartar os entulhos e restos de obra, deve-se alugar uma caçamba particular ou até mesmo acionar o serviço de recolha da prefeitura, se a quantidade do lixo for pequena. Descartar de forma incorreta pode gerar multas. Além dos transtornos que gera, impedindo o escoamento da enxurrada, atrapalhando a passagem dos pedestres na calçada, gerando foco de mosquitos. 

Veja Também