PC desarticula quadrilha que furtava camionetes de luxo

Nos últimos dois anos, segundo a polícia, o grupo furtou mais de 100 camionetes na capital

Postado em: 16-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PC desarticula quadrilha que furtava camionetes de luxo
Nos últimos dois anos, segundo a polícia, o grupo furtou mais de 100 camionetes na capital

Renan Castro

Uma organização criminosa especializada no furto de camionetes de alto valor foi desarticulada na manhã de ontem (15) pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) durante a Operação Sétimo Mandamento. Ao todo, 15 homens foram presos suspeitos de praticarem os crimes em Goiânia. 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Fabiano Medeiros, a técnica usada pelos criminosos era substituir a ignição dos veículos por outra levada pelo próprio criminoso. A polícia suspeita que a organização criminosa tenha sido responsável por mais de 100 furtos de camionetes ocorridos nos últimos dois anos em Goiânia. Segundo a PC, essa prática é rara por que as chaves decodificadas destes veículos dificultam os furtos. Os setores preferidos pelos bandidos, segundo a PC, eram Bueno, Alto da Glória e Oeste.

Continua após a publicidade

Após mais de um ano de investigação, a polícia apurou que o grupo era integrado por criminosos dos estados de Goiás e São Paulo, que furtavam as caminhonetes para serem desmanchadas e as peças revendidas em lojas de Goiânia. Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e São Paulo. A polícia apreendeu três armas e dezenas de munições, além de placas de carros, bloqueadores de sinais para impedir o rastreamento dos veículos, e aproximadamente 100 módulos de ignição de camionete e ferramentas para arrancar o local onde se encaixa a chave. 

A operação contou com a participação de 120 policiais civis da DERFRVA, DENARC, DICT, 1DRP e GT3, além do apoio de peritos criminais do Instituto de Criminalística e Identificadores do Instituto de Identificação. Os alvos da operação também foram lojas de venda de peças automotivas. Cinco proprietários de estabelecimentos foram presos e o material encontrado, apreendido. Os integrantes da quadrilha vão responder por crimes como associação criminosa, furto e receptação.

Em 2015, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), 11.939 veículos foram furtados em todo o estado. Em 2016, o número subiu para 12.042 ocorrências. Em Goiânia, 3.714 ocorrências foram registradas no ano passado; 2015 registrou 3.906. 

Veja Também