Inauguração do sistema Mauro Borges é remarcada pela terceira vez

O Sistema Produtor e Distribuidor, entre Mauro Borges e a barragem do João Leite, é considerado uma dos maiores do gênero no país

Postado em: 16-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Inauguração do sistema Mauro Borges é remarcada pela terceira vez
O Sistema Produtor e Distribuidor, entre Mauro Borges e a barragem do João Leite, é considerado uma dos maiores do gênero no país

Bruna Policena 

Foi marcada pela terceira vez em menos de um ano uma nova data para a inauguração do Sistema Mauro Borges, prevista para março. A obra está orçada em R$ 1 bilhão, e tem como finalidade o abastecimento de água. Trata-se de um Sistema Produtor e Distribuidor entre Mauro Borges e a barragem do João Leite, consideradas uma das maiores do gênero em construção hoje no país.

O anúncio foi feito pelo Governador Marconi Perillo, durante a inauguração da barragem Idelvan Ferreira de Melo, em Catalão. Esta obra também é outra referencia importante na captação de água para abastecimento público, construída na gestão do ainda prefeito Jardel Sebba. Marconi aproveitou a solenidade e também revelou as placas de inauguração da GO-210, reconstruída nos trechos Goiandira/Nova Aurora/Corumbaíba.

Continua após a publicidade

Marconi elogiou a obra feita em Catalão, construída em apenas quatro meses. E ainda relatou ter agido com a mesma visão do prefeito Jardel, no seu primeiro mandato como governador, em 2000. Segundo ele, também entendeu a necessidade de construir o novo sistema produtor. O governador ainda destacou que, ao planejar a obra, o prefeito de Catalão demonstrou ser um administrador visionário.

No entanto, Marconi explica que propôs a ideia quando Goiânia ainda não sentia a necessidade de ampliação do sistema de captação e distribuição de água. “Passado esse tempo todo nós fizemos a barragem do João Leite, a estação de tratamento de água bruta, as elevatórias, a estação de geração de energia e as redes adutoras, que compõem o Sistema Produtor Mauro Borges”.

A obra foi financiada com recursos dos governos federal e estadual e da Saneago. O sistema Mauro Borges/barragem João Leite está quase pronto e irá abastecer somente os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Em projeto, a obra pretende beneficiar quase 2,2 milhões de habitantes. E a água que hoje abastece a Região Metropolitana de Goiânia será distribuída nos municípios de Goianira e Trindade.

Em projeto, a obra conta com a barragem e o reservatório, e também está incluída a implantação da Estação Elevatória de Água Bruta, uma adutora de água bruta de dois quilômetros de extensão, que transportará quatro metros cúbicos por segundo para a Estação de Tratamento de Água. Também será feita uma adutora com oito quilômetros de extensão, que vai levar água tratada até a Estação de Tratamento, para ser distribuída. 

Veja Também