Mais de 100 famílias foram retiradas de invasão

Na manhã de quinta-feira (16) a Polícia Militar cumpriu o mandado de reintegração de posse de um terreno no Setor Virgínia Park,

Postado em: 17-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Na manhã de quinta-feira (16) a Polícia Militar cumpriu o mandado de reintegração de posse de um terreno no Setor Virgínia Park, em Aparecida de Goiânia. E durante a ação, foram desapropriadas cerca de 100 famílias e dois homens foram presos por não concordar com a retirada e incitar violência, de acordo com os policiais. O trabalho começou por volta das 6 horas da manhã e junto com os policiais, máquinas derrubaram os barracos feitos de lona e madeira.

A população denunciou a falta de aviso prévio, e assim, não tiveram tempo de recolher os pertences pessoais. Também relataram que os policiais militares usaram bombas de efeito moral para intimidar as pessoas. Moradores dos arredores da área de invasão ouviram a chegada dos militares e foram ajudar as pessoas, acolhendo crianças e idosos.

Apesar das denuncias dos moradores, a PM nega ter usado bombas de efeito moral e o assessor de imprensa da corporação, tenente-coronel Ricardo Mendes afirmou que toda ação foi pacífica, e que a prisão dos dois rapazes foi necessária, e sem resistência. Os detidos foram levados para o 6º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia.

Continua após a publicidade

Os desabrigados afirmam estar no locar a aproximadamente um ano, no entanto o advogado Pedro Henrique Silva Souza, representante do dono da área, apresenta argumentos de que a ocupação da área iniciou no dia 27 de Janeiro deste ano. Segundo ele há o registro da ocorrência policial e já na semana seguinte foi pedida a reintegração de posse. Por conta da ocupação, o gado que pastava na área foi retirado às pressas.

De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, foi orientado que as famílias procurem a Secretaria de Habitação para tentar conseguir uma casa popular, por meio de um cadastro. A secretaria também informou que irá encaminhar uma equipe ao local para levantar as necessidades das famílias, que devem receber doação de cestas básicas, roupas e itens de primeira necessidade nos próximos dias. (Bruna Policena) 

Veja Também