Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Shopping Estação Goiânia alerta para doação de órgãos

O Shopping Estação Goiânia recebe até sábado (18) a equipe da Central de Transplantes do Estado de Goiás, entre as 10h e

Postado em: 18-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Shopping Estação Goiânia recebe até sábado (18) a equipe da Central de Transplantes do Estado de Goiás, entre as 10h e as 16h. A intenção é divulgar a importância do envolvimento de toda sociedade na doação de órgãos, aumentando, assim, os números de doações e diminuindo a fila de pessoas que aguardam um transplante viver ou ter melhor qualidade de vida.

Em Goiânia, hoje, são realizados transplantes de coração, córnea e rins, e o índice para aqueles conseguem uma doação foi, de acordo com estatísticas de 2017 da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, no máximo 27, 78%. Portanto, para alertar a comunidade, a equipe da Central traz para o Estação Goiânia palestras com depoimentos de personagens reais envolvidas neste contexto, a fim de esclarecer dúvidas e despertar o desejo de ser doador. No primeiro dia de evento, quinta-feira (16), às 14h, o shopping recebe uma família que autorizou a doação de órgãos.

Doações

Continua após a publicidade

No sábado (18), às 14h, um indivíduo que já recebeu a doação de órgãos irá compartilhar sua experiência com os presentes. A Central de Transplantes do Estado de Goiás também apresenta ao público a Mostra Fotográfica – DOAR o Melhor de Si, com banners de famílias doadoras, pacientes da fila de espera e os que receberam doações, além de distribuir brindes e folhetos explicativos.

A coordenadora de Eventos e Educação Continuada da Central de Transplantes, Aline Ávila, explica que este tipo de ação em um shopping como o Estação Goiânia é de extrema relevância para a causa. “Atualmente, 8 em cada 10 famílias recusam a doação de órgãos por desconhecer o processo. Precisamos desconstruir os mitos em torno da doação, visto que hoje apenas a família pode autorizá-la”, afirma. O ponto principal, segundo Aline, é conversar com a família sobre a doação.

Shopping

O Shopping Estação Goiânia está empenhado em auxiliar na causa, visto que o conhecimento do processo por parte da população pode auxiliar na doação voluntária. “No Brasil, para ser doador, basta que o indivíduo comunique seu desejo para os familiares. Por isso acreditamos que, orientando os clientes que circulam no shopping, podemos fazer a diferença”, ressalta o superintendente do Shopping Estação Goiânia, Elimar Caetano Rosa.

 

Veja Também