Afogamentos preocupam no período de pré-carnaval

Corpo de Bombeiros lança operação Carnaval 2017, com o lema Prevenção na Folia Garante a Alegria, a ação será intensiva em todo o Estado

Postado em: 21-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Afogamentos preocupam  no período de pré-carnaval
Corpo de Bombeiros lança operação Carnaval 2017, com o lema Prevenção na Folia Garante a Alegria, a ação será intensiva em todo o Estado

Caio Marx

Com a chegada do período de folia pré-carnaval, aumenta a procura por locais de recreação às margens de rios, lagos e represas, essa demanda gera possibilidade de graves incidentes. Segundo o Corpo de Bombeiros, a maior preocupação no período, ainda é o afogamento, devido à combinação perigosa de bebidas alcoólicas e mergulhos.

O final de semana que antecede o carnaval ficou marcado por três afogamentos em Goiás resultando na morte de dois homens e de uma criança. O primeiro caso ocorreu no sábado (18) em Santo Antônio do Descoberto. Nelcy Bertolino, de 41 anos, estava pescando nas margens do Rio Areia, escorregou e foi levado pela correnteza. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas devido ao local ser de difícil acesso, as buscas foram iniciadas apenas no domingo de manhã. O corpo foi encontrado ainda submerso.

Continua após a publicidade

Em Goiânia, o caso mais recente ocorreu no último domingo (19), quando um homem morreu afogado no lago central do Jardim Botânico, no setor Pedro Ludovico. Segundo o Corpo de Bombeiros, o pedreiro Francisco Leôncio dos Santos, de 28 anos, mergulhou no lago e não voltou à superfície. Duas equipes foram encaminhadas ao local por volta das 15h e encontraram o corpo da vítima às 16h. Segundo o tenente do CBMGO Jeová de Brito Moreira, Francisco tentou atravessar o lago com outro homem, mas não conseguiu. Apenas o outro homem conseguiu sair da água.

Também na tarde do último domingo, uma criança de seis anos morreu afogada em uma fazenda localizada no município de Jandaia, a 120 quilômetros da Capital. Segundo o Corpo de Bombeiros, três crianças estavam brincando às margens do Rio Capivari quando foram puxadas pela correnteza. Os próprios familiares conseguiram resgatar as outras duas crianças, porém a terceira foi levada pelo rio. Uma equipe náutica do quartel de Palmeiras fez buscas no local e encontraram o corpo da criança.

Operação Carnaval 

Devido ao aumento nos afogamentos durante o carnaval, o Corpo de Bombeiros de Goiás lança nesta sexta-feira (24), a Operação Carnaval 2017, com o lema Prevenção na Folia Garante a Alegria, a ação será intensiva em todo o Estado, com reforço diário de 130 bombeiros em 17 postos avançados de monitoramento, além dos atendimentos realizados pelos quartéis operacionais.

O foco da operação será no trabalho educativo para sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. A idéia é que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias. Postos avançados em locais de aglomeração pública contarão com os bombeiros nos quatro dias de Carnaval que distribuirão material educativo aos turistas. 

Outro objetivo do Corpo de Bombeiros é reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte para os foliões que necessitarem de socorro especializado. Todos os quartéis do Estado, em especial das cidades turísticas, estarão empenhados em garantir a segurança dos foliões durante todo feriado. 

O perfil das vítimas de afogamento é jovem, do sexo masculino, de 14 a 21 anos. Boa parte consome bebida alcoólica antes de entrar na água ou não respeita faixas de contenção. Em 2016, os bombeiros registraram no Carnaval cinco mortes por afogamento em Goiás.

Veja Também