Faculdade entrega diplomas a trabalhadores

A formatura resgata uma oportunidade de vida àqueles que tiveram de ingressar ao mercado de trabalho muito cedo sem terem a chance de serem

Postado em: 22-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Faculdade entrega diplomas a trabalhadores
A formatura resgata uma oportunidade de vida àqueles que tiveram de ingressar ao mercado de trabalho muito cedo sem terem a chance de serem

Mardem Costa Jr. 

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, dará o nome à turma de formandos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II do Projeto Ensino Consciente, que funciona nos canteiros da Consciente Construtora e Incorporadora para os trabalhadores de suas obras, e também vai participa da solenidade de entrega de diplomas agendada para 30 de março no próprio canteiro de obras do edifício Botanic Consciente Life, localizado no Setor Oeste, bairro nobre de Goiânia.

O convite foi formalizado pelo diretor-presidente da Consciente Construtora e Incorporadora, Ilézio Inácio Ferreira, pelo coordenador de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Felipe Inácio, e pelo diretor escolar do Sesi, Rogério Viana, em reunião realizada na semana passada no gabinete da reitoria. Eles apresentaram o projeto de escolarização nas obras, do qual o Projeto Ensino Consciente faz parte, desenvolvido pelo Sistema Fieg em parceria com as construtoras desde 2000 para diminuir o analfabetismo funcional frequente entre os trabalhadores da construção civil.

Continua após a publicidade

A formatura, na visão de Ilézio, resgata uma oportunidade de vida àqueles que tiveram de ingressar ao mercado de trabalho muito cedo sem terem a chance de serem alfabetizados na infância ou juventude. “Essa formatura soava como uma utopia há algum tempo, mas agora tornou-se realidade e eles estão na porta da universidade”, disse.

Amado, que aceitou o convite sem pestanejar, destacou a importância de toda a sociedade se comprometer em estimular a escolarização de quem não teve as mesmas oportunidades e compartilhou que a PUC-GO também mantém uma turma para seus funcionários administrativos que ainda não completaram seus estudos. “São guerreiros”, assinala o reitor.

Aulas no canteiro

Após o turno de trabalho, os trabalhadores tomam banho, recebem lanche e partem para os estudos, de segunda à quinta, de 17 às 20h. O professor ministra as aulas no próprio canteiro, onde a empresa mantém uma sala. “E nós acompanhamos de perto os alunos para que não desistam quando o cansaço da rotina pesada de trabalho bate”, completa Felipe Inácio.

Além da cidadania, a escolarização permite que os trabalhadores participem dos treinamentos oferecidos pela construtora para formação de equipes especializadas e, assim, possam galgar novas funções com melhor remuneração. A Consciente Construtora e Incorporadora mantém a Escola nas Obras desde 2009, por onde já passaram mais de 50 trabalhadores cursando desde a alfabetização. Esta será a primeira turma de Ensino Médio. A formatura também será integrada por formandos no Ensino Fundamental II.

Veja Também