Segunda-feira, 08 de julho de 2024

SMT monta estrutura, mas esquece de instalar semáforos

A SMT informou que os semáforos não foram instalados em função do atraso no Corredor da T-7 e que somente com a retomada das obras poderá instalar a nova semaforização

Postado em: 23-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: SMT monta estrutura, mas esquece de instalar semáforos
A SMT informou que os semáforos não foram instalados em função do atraso no Corredor da T-7 e que somente com a retomada das obras poderá instalar a nova semaforização

Mardem Costa Jr.

Hastes metálicas, fiação elétrica e placas de sinalização. Quem passa pelas ruas T-47 e T-48, entre as avenidas T-1 e Castelo Branco, repara que o cruzamento destas vias deveria contar com semáforos. Quase dezoito meses depois, no entanto, os equipamentos não foram instalados. Para os pedestres, a dificuldade de travessia, e para os motoristas, a demora para atravessar as interseções pode superar vários minutos.

O HOJE acompanhou de perto o cruzamento da T-1 com a T-48 nos períodos de rush – ao meio-dia e às 17 horas. Localizado próxima ao Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), os condutores enfrentam um verdadeiro teste de paciência para atravessar a interseção, não importa o sentido – Serrinha ou Coimbra.

Continua após a publicidade

Morador das redondezas, o estudante Matheus Freitas, 26, reclama que já chegou a ficar até 10 minutos parado esperando para poder acessar a T-48, onde mora. “Como moro na rua, acabo ilhado por minutos a fio esperando o fluxo. Fico com raiva só de pensar o tempo desperdiçado”, reclama.

A mesma indignação é comungada pela pedagoga Solange Siqueira, 47. “Meus filhos estudam de manhã no IPE. Se estes semáforos já estivessem instalados haveria, pelo menos, um ordenamento, creio eu”. A pedagoga também lembra que não é incomum ver motoristas fazendo conversões indevidas, complicando ainda mais o trânsito.

De acordo com anúncio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) em setembro de 2015, com o objetivo de melhorar a fluidez na região do chamado Baixo Bueno, várias ruas e avenidas tiveram cruzamentos semaforizados e a instalação de novos sentidos e sinalizações. Ao todo, além da T-47 e T-48, foram beneficiadas as ruas T-50, T-51, 28, 30 e 32 – estas três ultimas já no Setor Marista.

A justificativa da secretaria é que as alterações foram resultado de estudo de planejamento viário da equipe de engenharia de trânsito e mobilidade, sobretudo por conta implantação do corredor de ônibus da Avenida T-7. No entanto, houve uma demora na instalação dos equipamentos e alguns cruzamentos só receberam a semaforização no ano passado. O corredor teve as obras paradas devido à suspensão de recursos, por parte da Caixa Econômica Federal.

Os novos sinais são equipados com diodos emissores de luz (LED) e podem receber a tecnologia “onda verde”. Procurada por O HOJE, a SMT informou que os semáforos não foram instalados em função do atraso no Corredor da T-7 e que somente com a retomada das obras poderá instalar a nova semaforização e suprimir o terceiro tempo dos sinais da Praça Gilson Alves de Souza (T-7 com T-1), T-1 com avenida T-8 e T-1 com rua T-49. 

Veja Também