Moradores esperam há quase 25 anos por ponte

Estrutura deveria ligar Jardim América a Vila dos Alpes. Prefeitura trabalha na elaboração de um novo projeto para executar a obra. Enquanto isso, população reclamam da demora e do descaso

Postado em: 01-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores esperam há quase 25 anos por ponte
Estrutura deveria ligar Jardim América a Vila dos Alpes. Prefeitura trabalha na elaboração de um novo projeto para executar a obra. Enquanto isso, população reclamam da demora e do descaso

Wilton Morais

Atualmente parada, a obra ligaria os moradores da Vila dos Alpes ao setor Jardim América. A proposta consiste em desafogar o trânsito das avenidas T-7 e T-9. No local onde seria construída a ponte, uma rua foi ampliada, mas algumas manilhas impedem o trânsito para onde a ponte será construída. Para os moradores da região, a indignação foi o único sentimento provido da antiga promessa. O funcionário público Marcelo Torres, mora nas proximidades há 30 anos. “Começaram a mexer aqui tem aproximadamente 23 anos. Mas só jogaram terra. Por ultimo algumas maquinas faziam uma terraplanagem”, contou o servidor público. 

O pedreiro Deuvan Moreira França reside em uma rua paralela à avenida que ligaria os dois setores. “Essa ponte facilitaria o acesso e não deixaria o trânsito tão engarrafado. Em dois anos que resido aqui a única coisa que observei fazerem foi à raspagem da terra, isso, quando acumula muito entulho. Em outros momentos, só o esgoto que de vez enquanto recebe uma atenção”, reclama o pedreiro. Já Marcelo lembra que a ponte facilitaria o transporte público. “Para aqueles que vêm do terminal Bandeiras, pela Avenida dos Alpes, em direção ao Centro da cidade”, sugere. 

Continua após a publicidade

Ao passar pelas margens do rio, outro problema é percebido. Com maquinário realizando a remoção de entulho e a terraplanagem, ao se aproximar do leito do rio, o risco de desmoronamento é eminente e rachaduras na terra misturada com areia revelam o perigo, na parte do setor Jardim América. 

Histórico

O projeto é antigo. A obra até começou a ser realizada, mas, foi suspensa pela prefeitura. À época, a Operação Monte Carlos denunciou o envolvimento de empresários e políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O contrato então foi suspenso com a construtor Delta, que também faria a obra da Marginal Cascavel, no mesmo Córrego. A empreiteira estava envolvida no escândalo. Já no início de 2015, a gestão anterior da prefeitura havia garantido a existência de recursos federais para alocados para a ponte. Os recursos estariam paralisados, até que um novo contrato fosse assinado com uma nova empresa. O contrato com a Delta foi suspenso em 2012, à época, a extinta Secretaria Municipal de Obras (Semob) orçou a ponte em R$ 20,25 milhões. 

A atual gestão da prefeitura foi procurada, pelo Hoje, para prestar esclarecimentos e informar quando a obra seria realmente retomada. Porém, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), apenas disse que está providenciando a elaboração de um projeto executivo para posteriormente realizar a licitação das obras da ponte. A pasta não divulgou detalhes como atualização do orçamento, previsão em que o projeto ficaria pronto e muito menos uma previsão para a retomada dos trabalhos no local.

Veja Também