Causa da morte de arcebispo emérito foi infarto

O corpo do arcebispo emérito de Goiânia Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, de 90 anos, que morreu após sofrer um infarto, foi

Postado em: 02-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Causa da morte de arcebispo emérito foi infarto

O corpo do arcebispo emérito de Goiânia Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, de 90 anos, que morreu após sofrer um infarto, foi velado na Catedral Metropolitana de Goiânia. Na manhã desta quarta-feira (1º), parentes, amigos e fiéis que se despedem do clérigo participam de missas de corpo presente. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) afirma que causa da morte foi infarto. Dom Antônio morreu na terça-feira (28), enquanto estava na casa de parentes no Setor Goiânia 2, na capital. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando chegou ao local o clérigo já estava sem vida.

Dom Antônio era diabético e já tinha sofrido dois infartos, sendo o último há cerca de uma semana. Ele passava por um tratamento, mas voltou a sofrer um novo ataque e não resistiu. Dom Antônio foi arcebispo de Goiânia durante 16 anos, renunciando em 2002, quando Dom Washington Cruz assumiu. Ele residia na comunidade da Catedral Metropolitana de Goiânia.

Durante o velório, parentes e amigos lamentaram a morte. O corpo do arcebispo emérito deve ser sepultado na própria Catedral Metropolitana. A Arquidiocese de Goiânia publicou uma nota informando a respeito do falecimento de Dom Antônio. O texto diz: “É com muito pesar que informamos o falecimento do nosso estimado arcebispo emérito Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, ocorrido nesta tarde, 28 de fevereiro”.

Continua após a publicidade

Já o governo estadual decretou luto oficial de três dias e divulgou uma nota lamentando a morte. “Goiás e o Brasil perderam um dos maiores pastores da história da Igreja Católica no País. Com sua vida pastoral inteiramente dedicada aos brasileiros mais pobres, injustiçados e oprimidos, além de seu exemplar trabalho voltado à defesa das minorias, Dom Antonio deixa registrado um dos maiores exemplos de dedicação, abnegação e trabalho em prol do povo de Goiás e do Brasil”, destacou o texto. (Rhudy Crysthian)

Veja Também