Corpo de Dom Antônio é enterrado após procissão

Durante a missa, Dom Washington Cruz ressaltou o legado deixado pelo religioso

Postado em: 03-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Corpo de Dom Antônio é enterrado após procissão
Durante a missa, Dom Washington Cruz ressaltou o legado deixado pelo religioso

RHUDY CRYSTHIAN 

O corpo do arcebispo emérito de Goiânia Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, de 90 anos, que morreu após sofrer um infarto, foi enterrado nesta quinta-feira (2), na Catedral Metropolitana da capital. Dom Antônio foi enterrado no altar da Catedral às 11h20. Antes do sepultamento, o arcebispo de Goiânia Dom Washington Cruz fez uma missa e, em seguida, religiosos carregaram o caixão em um cortejo por cerca de 20 minutos. 

Durante a missa, Dom Washington Cruz ressaltou o legado deixado por Dom Antônio. “O profetismo foi algo marcante na vida de Dom Antônio e imensos eram os desafios que ele enfrentou, principalmente pela dura realidade da capital e das cidades do interior”, disse. Ao final da cerimônia, o arcebispo fez a última homenagem a Dom Antônio. “Podemos agradecer pelas muitas graças geradas pela sua dedicação”, disse.

Continua após a publicidade

Dom Antônio morreu na terça-feira (28), enquanto estava na casa de parentes no Setor Goiânia 2, na capital. De acordo com o reitor do Santuário da Sagrada Família, Rodrigo de Castro, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando o médico chegou ao local constatou o óbito. O velório começou ainda na noite de terça-feira, quando familiares, amigos e fiéis começaram a se despedir do presbítero na Catedral Metropolitana. 

Irmão de Dom Antônio, Afonso Ribeiro de Oliveira estava muito emocionado durante o velório.“Nós éramos muito próximos e a bondade dele é o que vai ficar na minha memória. Ele era mais do que um irmão para mim, era um pai”, disse. Ao longo de toda quarta-feira (1º) foram celebradas missas de corpo presente e realizadas homenagens ao clérigo. Dom Antônio foi enterrado no altar da Catedral. 

Trajetória

O religioso era diabético, já tinha sofrido dois infartos e usava um marca-passo.  Dom Antônio foi arcebispo de Goiânia durante 16 anos, renunciando em 2002, quando Dom Washington Cruz assumiu a função. Desde então, residia na comunidade da Catedral Metropolitana de Goiânia.

Dom Antônio nasceu em Orizona, se tornou padre aos 22 anos e bispo aos 34. O pároco foi bispo auxiliar de Goiânia e, em seguida, bispo de Ipameri, também no sul do estado. Entre 1986 e 2002 ele foi o arcebispo da capital goiana.

O religioso, que também foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Centro-Oeste, celebrou, em 1991, uma missa campal para mais de 500 mil pessoas durante a visita do Papa João Paulo II a Goiânia. 

Veja Também